Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Cidade de peregrinação", por Giscard Stephanou
Jerusalém é uma cidade no Oriente Médio (das mais antigas do mundo), localizada em um planalto nas montanhas judaicas, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto. É considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo, sendo um lugar de peregrinação e adoração para judeus, cristãos e muçulmanos desde a era bíblica.
Sua Cidade Velha tem importantes locais religiosos em torno do Monte do Templo, incluindo o Muro Ocidental, ou Muro das Lamentações (o mais sagrado ponto religioso para o judaísmo), a Igreja do Santo Sepulcro (ponto de peregrinação cristã) e o Domo/Cúpula da Rocha (santuário islâmico do século 7 com uma cúpula de ouro). Politicamente falando, Israel e Palestina reivindicam Jerusalém como sua capital. Mais recentemente, o presidente americano Donald Trump acabou declarando que Jerusalém seria a capital de Israel.
Quando estive na cidade, acabei presenciando um momento histórico no conflito Israel x Palestina: libertados da cadeia, três palestinos foram comemorar com familiares e amigos na Cidade Velha de Jerusalém, entrando pelo Portão de Damasco e passando pela Via Dolorosa (justamente o caminho que Jesus andava no caminho da sua crucificação). Que momento especial ter presenciado esta grande alegria, em meio à sempre tensa relação, num lugar tão histórico. Definitivamente, testemunha ocular da historia!
Estando em Jerusalém, não deixe de conhecer a Palestina ou o Estado Palestino, com destaque para a cidade de Bethlehem (Belém), onde fica a Basílica da Natividade, local do nascimento de Jesus Cristo. Pode-se ir e voltar de ônibus público (foi o que fiz!). E, durante o caminho, ver ao vivo o Muro de Israel, que visa segregar os palestinos do Estado de Israel.
Perfil
Giscard Stephanou é de Porto Alegre. Viajou a Israel em abril de 2014
Lugares que conhece: 72 países, incluindo Brasil (todos os Estados e o Distrito Federal), Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Panamá, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Andorra, Itália, San Marino, Alemanha, Áustria, República Tcheca, Mônaco, Hungria, Polônia, Romênia, Bulgária, Bélgica, Holanda, Rússia, Eslováquia, Marrocos, Egito, Turquia, Israel, Jordânia, Palestina, China, Japão, Malta, Tailândia, Camboja, Vietnam, Laos, Myanmar, Malásia e África do Sul
Ainda pretende conhecer: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia, Ucrânia, Geórgia, Islândia, Austrália, Nova Zelândia, Saint Maarten
Outros relatos de leitores
"O Monte das Oliveiras, situado a leste da Cidade Antiga de Jerusalém, é sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos. Do alto do monte, tem-se uma magnífica vista da Cidade Santa. De longe, observamos as cúpulas douradas reluzentes, que destacam, pelo diferente formato, as Igrejas Ortodoxas."
Lucia e Aires Pasqualini
De Garibaldi, em outubro de 2017
"Jerusalém é a cidade sagrada das três religiões monoteístas. Por lá, passaram os principais profetas levando a mensagem de Deus."
José Khattab Hassan
De Rio Grande, em setembro de 2017
"Saindo do mercado árabe pelo portão de Damasco, descortinam-se as Muralhas de Jerusalém, erguidas durante a ocupação do império turco otomano pelo Sultão Suleiman, 'O Magnífico', entre 1535 e 1538."
Rita Sidi
Em novembro de 2017
"Na foto, o ponto mais baixo do Monte das Oliveiras, onde fica o Getsêmani, local com muitas oliveiras antigas."
Tânia Dahmer
De Caibaté, em maio de 2017
"O Muro das Lamentações está localizado na área ocidental de Jerusalém e é o recanto mais sagrado do judaísmo. A tradição de introduzir um pequeno papel com pedidos entre as fendas do muro tem vários séculos."
Lucia Cogo
De Porto Alegre, em fevereiro de 2017
"Na Terra Santa, Jerusalém, é a cidade mais importante, imponente e emocionante. Esta foto foi tirada na entrada da Dominus Flevit, que traz uma visão incomparável de Jerusalém. Simplesmente maravilhoso."
Wilson e Onilda Mussatto
De Ipê, Serra Gaúcha, em maio de 2012
"Visitando Jerusalém, percorremos vários bairros. O que mais nos chamou a atenção foi a arquitetura dos prédios, todos feitos de pedras ou imitando pedras brancas. Não se notam telhados como os que temos aqui no Brasil: tanto as casas quanto os edifícios têm como cobertura apenas lajes, e as ruas são muito limpas. Imponentes são as muralhas que cercam a cidade de Jerusalém. O mais emocionante foi nos aproximarmos do Muro das Lamentações, agora com uma divisória, para que também as mulheres possam fazer suas orações. Foi uma experiência mística muito gratificante poder tocar no muro e visitar vários locais considerados sagrados da Terra Santa."
João Barbosa da Silva e Rosa Mary Lech da Silva
Em novembro de 2017
"Escultura cuja palavra significa 'amor'."
Ivone Herz
De Porto Alegre, em fevereiro de 2017