Muitos viajantes levaram um susto com as novas resoluções para franquias de bagagem anunciadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com o órgão, a partir de março do ano que vem, as companhias aéreas poderão cobrar por malas despachadas em voos domésticos e internacionais. Hoje, é permitido levar, respectivamente, um volume com até 23kg e dois com até 32kg. A medida ainda está sendo discutida e poderá ser barrada pelo Congresso.
Mesmo que a nova regra não seja aprovada, há vantagens em repensar o hábito de viajar com malas imensas. Levando apenas uma bagagem de mão, você pode fazer o check-in online e seguir para o embarque, sem enfrentar as filas para o despacho. Ao chegar no destino, mais praticidade: sem precisar esperar as malas na esteira, é só seguir direto para o portão de saída. Além disso, você não corre o risco de ter seus pertences furtados ou extraviados.
Leia também
VÍDEO: veja truques para aproveitar melhor o espaço da mala
Empresa lança mala inteligente com localizador e carregador de celular
Anac recomenda chegar mais cedo aos aeroportos na alta temporada
Em outros países, enxugar as malas e levar apenas o essencial já é uma tendência. Os valores para despachar bagagens nas companhias de baixo custo da Europa superam, muitas vezes, os preços das passagens. A irlandesa Ryanair, que opera em diversos países europeus, por exemplo, cobra entre 15 e 40 euros (de R$ 55 a R$ 140, dependendo do tempo de voo) para o despache de uma bagagem de 15kg.
Se você tem dificuldade em viajar com pouco, tente exercitar a praticidade. Na hora de elaborar a mala, tenha em mente que não há necessidade de levar seu guarda-roupa inteiro. O importante é selecionar peças confortáveis e que componham bons looks. Em viagens mais longas, vale a mesma regra. A dica é procurar os serviços de lavanderia do hotel ou da cidade e repetir as roupas.
– A mala de uma viagem para sete dias tem que dar para 30 dias também – recomenda a colunista do Viagem, Rosane Tremea.
Para ajudá-lo nessa tarefa, pedimos à consultora de organização Rosângela Campos sugestões de quatro malas de mão: feminina, com destino de verão; masculina, com destino de verão; feminina, com destino de inverno; e masculina, com destino de inverno. Todas pesam até 10kg, máximo permitido.