Bicicletas parecem onipresentes em boa parte das cidades alemãs. Jovens vão com elas para a escola, executivos engravatados seguem sobre duas rodas para o trabalho, mães escolhem modelos nos quais podem levar seus filhos, e pessoas de todas as idades servem-se delas no dia a dia. Assim, nada melhor para entrar no clima do que, numa visita ao país, optar por esse meio de transporte para o tradicional city tour, inclusive na capital, Berlim.
Apesar de ser uma metrópole com 3,5 milhões de habitantes, as bicicletas são mais numerosas do que os carros – a frota é duas vezes maior. Conforme dados de 2012, seriam 720 bikes e 324 carros para cada mil moradores. Além disso, oferece cerca de mil quilômetros de ciclovias, e, mesmo onde elas não estão disponíveis, geralmente é tranquilo pedalar em meio ao trânsito. Não é à toa que os bike tours proliferam, em diversos formatos: há desde o típico passeio pelos pontos turísticos principais até os roteiros noturnos por bares.
Leia também
Turismo em Berlim a baixo custo: o que fazer em três dias por 50 euros
Confira roteiro por Colônia e Düsseldorf, vizinhas rivais na Alemanha
Um passeio pela arquitetura da Alemanha
A Berlin on Bike, uma das muitas empresas que atuam na área, oferece três opções principais: o Best Bike Tour, transitando tanto por pontos históricos, como o Portão de Brandenburgo e o Reichstag (Parlamento), quanto modernos; o Wall Bike Tour, mais focado no que restou do muro que dividia os lados ocidental e oriental da cidade na época das duas Alemanhas; e o Alternative, circulando pelo mundo do grafite, dos DJs ou simplesmente dos imigrantes que tornam a cidade multiétnica.
Mas essa é só uma das opções de tours guiados – há vários outros, além da possibilidade de alugar uma bicicleta e fazer seu próprio roteiro. O site VisitBerlin traz nada menos do que 56 dicas de diferentes roteiros que podem ser seguidos pelos turistas. Há ainda sites de aluguel e até mesmo de empréstimo de bicicletas, basta pesquisar um pouquinho.
Passeio introdutório
Vale fazer um passeio introdutório sobre duas rodas, com guia, e voltar nos dias seguintes, com mais tempo, aos pontos mais interessantes, como o Memorial do Holocausto, o Parlamento, o que sobrou do Muro etc.
Para saber mais
– www.berlin.de/tourismus/fahrradtouren
– www.visitberlin.de
– www.berlinonbike.de
– www.berlinandbike.de
– www.bbbike.de
– www.berlinfahrradtour.de
– www.visitberlin.de
– www.callabike-interaktiv.de
– www.bikesurf.org/berlin/bikes