Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
A casa dos condores, por Mara Lucia De Souza Peters
Localizado no sul do Peru, o Vale do Colca, ao amanhecer, é um esplendor cultuado por milhares de turistas. O motivo: a ânsia de conhecer o voo do condor, ave que vai de encontro ao vale para planar na corrente de ar quente formada no grande cânion, considerado o segundo maior do mundo. Sendo o condor um símbolo andino, e o Vale do Colca sua casa, é justo que mereça aplausos e gritos toda vez que surge no céu azul.
Entre os rochedos imensos, há uma fenda com 4.160 metros de profundidade formada pelo Rio Colca, resultado de frequentes abalos sísmicos sofridos no passado. A espera é fantástica e cheia de surpresas, porque a expectativa é por um gigante dos ares, quando, na verdade, o condor se mostra pequeno e mágico, em virtude da altitude. Chamada de kuntur em quéchua, a ave foi considerada pelos incas o mensageiro dos deuses, simbolizando força e sabedoria.
Leia também
Novas trilhas ajudam turistas a redescobrir cânions em São José dos Ausentes
Como aproveitar uma visita aos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza
Trilhas por cânions são atração na divisa entre RS e Santa Catarina
No caminho do Vale, avistam-se terraços ainda cultivados, construídos pelos antigos incas e, hoje, por nativos coloridos e humildes que esperam o turista desembarcar de vans para oferecer seu precioso artesanato. Nos povoados, a folha de coca é vendida aos punhados em plena rua, para que possamos usá-la sem nenhum preconceito. Mastigando a folha, alivia-se o mal da altitude, o conhecido soroche.
A visão que se tem é grandiosa. Costeando o Vale pela pequena trilha, senti-me pequena e frágil diante de tamanha grandeza e com desejo de também planar no grande cânion.
Perfil
Mara Lucia De Souza Peters é professora municipal em Camaquã e viajou ao Peru em outubro de 2014
Lugares que conhece: Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e Peru. No Brasil, as regiões Sul, Sudoeste, Centro-Oeste e Nordeste
Ainda quer conhecer: Colômbia, Bolívia, América Central e Europa
Leia mais relatos de leitores
"O Grand Canyon, no Estado americano do Arizona, é uma das formações naturais mais espetaculares do planeta. Trata-se de um passeio imperdível para os amantes da natureza, unindo aventura e belas cores em uma paisagem que ficará eternizada na memória."
Francesca Pesce Heemann e Orlando Heemann Júnior
De Porto Alegre, em dezembro de 2013
"Junto ao ponto mais alto do Estado, o Pico do Montenegro, está o cânion que leva o mesmo nome. Distante cerca de 40 quilômetros do centro de São José dos Ausentes, o acesso é fácil, e a beleza e a energia encantam!"
Janaína e Gabriela Faé
De Ipê, em abril de 2015
"O cânion Itaimbezinho fica no Parque Nacional Aparados da Serra. Fiz a Trilha do Cotovelo, autoguiada, com 6 quilômetros (ida e volta). O lugar tem lindos paredões verticais cobertos por araucárias, com até 720 metros de altura e 600 metros de largura. Valeu cada passo caminhado, porque as paisagens são de tirar o fôlego."
Graziela Colussi
De Marau, em agosto de 2013