
No primeiro Dia D de vacinação contra a gripe em Caxias do Sul, nesse sábado (26), 3.075 pessoas receberam o imunizante na Praça Dante Alighieri e em outras 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
O próximo dia D já tem data prevista: será no dia 10 de maio, também na Praça Dante Alighieri. A mobilização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mira principalmente o público infantil, mas também os grupos prioritários listados pelo Ministério da Saúde (veja lista abaixo).
Para quem quiser se vacinar durante a semana, todas as Unidades Básicas de Saúde do município oferecem o imunizante. Para se vacinar, basta levar documento com foto e CPF. Crianças precisam levar CPF, Cartão SUS e caderneta de vacinas.
A liberação das doses à comunidade em geral depende do avanço da campanha na cidade — que pretende imunizar 90% do público-alvo — e de autorização do governo federal.
Grupos prioritários que podem receber a vacina
- Crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Gestantes
- Puérperas (mulheres até 45 dias após parto)
- Trabalhadores da saúde
- Indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Professores dos ensinos básico e superior
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas
Onde se vacinar em Caxias
- O quê: vacinação contra a gripe (Influenza)
- Quando: de segunda a sexta em todas as UBSs (exceto UBSs Mariani e Esplanada)
- Horário: postinhos do Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Reolon, Vila Ipê, das 8h às 19h. A demais UBSs ofertam das 8h às 16h