A Turquia é fascinante. Debruçada sobre dois continentes (Europa e Ásia), desfila toda sua beleza e seu esplendor aos olhos do visitante. Por sua diversidade étnica, cultural, geográfica e sociopolítica, atrai a admiração do turista, que grava na mente as imagens de um país sem igual. Napoleão Bonaparte, embevecido com a beleza da Turquia, afirmou certa vez que, "se o mundo fosse uma única nação, Istambul deveria ser sua capital".
Leia todas as notícias sobre viagem em ZH
Em termos turísticos, o país nos revela polos que justificam uma visita demorada e profunda: Istambul, a cidade mais importante, Ancara, a nova capital política e sede do governo, a região da Capadócia, com suas cavernas pré-históricas e passeios de balão, Pamukkale, com suas piscinas de pedra branca, e as praias do Bósforo, que rivalizam com as gregas e a orla mediterrânea da Riviera.
Situada na beira do estreito de Bósforo, Istambul deslumbra pela exuberância de suas mesquitas, seus minaretes - de onde os muezim convidam à oração - e pelo comércio cosmopolita, em que sobressaem as lojas, os restaurantes e o bazares.
O povo turco, de uma hospitalidade notável, recebe muito bem o viajante, se esforçando para se fazer entender e comunicar por meio do inglês, do francês e dos idiomas locais. Apesar de a moeda local ser a lira turca, dólar, euro e libra são bem aceitas. Inclusive, no Grand Bazaar, consegui fazer uma compra dos incríveis tapetes turcos pagando com real.
Perfil
Antônio Mesquita Galvão é professor universitário e escritor, e Carmen Sílvia Machado Galvão é professora aposentada, escritora e tradutora. Os dois moram em Canoas
Lugares que conhecem: Espanha, França, Itália, Cuba, Estados Unidos, Canadá, Grécia, Turquia, Israel, Jordânia e Egito, além dos países da América Latina e a maioria dos Estados do Brasil
Ainda querem conhecer: Rússia, República Tcheca, Hungria, Áustria, Índia, Holanda e Indonésia
Confira um roteiro para visitar a Turquia
Arte e windsurfe atraem turistas para o vilarejo turco de Alacati
Fazer um passeio de balão na Capadócia, mesmo no rigor do inverno, com temperaturas abaixo de zero e a paisagem totalmente branca de neve, é uma experiência única e inexplicável. A cinza vulcânica que cobriu a região há milhares de anos, erodida pelo tempo, esculpiu formas exóticas chamadas de chaminés de fadas. Há pelo menos 3 mil anos os povos que habitavam a região construíram ali cavernas que serviam de moradia e abrigo.
Roseli Berghan
De Portão, em janeiro de 2015
Com tradições diversas, Turquia e Grécia aliam história e cultura
A Biblioteca de Celso, antigo prédio construído em 135 d.C. em Éfeso, na Anatólia, e agora parte de Selçuk, homenageou o senador romano Tibério Júlio Celso Polemeno. O interior foi destruído por um incêndio em 262 d.C. e, no final do período bizantino, a fachada sofreu os efeitos de um terremoto.
Maria Helena Damiani Azmus
De Porto Alegre, em julho de 2012
Passeio de balão é atração na região da Capadócia, na Turquia
Pamukkale, ou "Castelo de Algodão", é um conjunto de piscinas termais de origem calcária. Com o passar do tempo, formaram-se enormes bacias de água que descem em cascatas em uma colina. O contraste do branco calcário com o azul das águas forma um dos mais belos cenários produzidos pela natureza.
É Patrimônio Mundial da Unesco.
Maria Elena Manara
De Porto Alegre, em junho de 2012
Turquia quer se consolidar como destino turístico
Para quem pensa que em Istambul não neva... Em fevereiro de 2008, chegamos à cidade com muito frio. O segundo dia começou com neve, e por seis dias ela não parou! Tudo ficou lindo e branquinho. Temperatura ideal para entrar em um restaurante, tomar um chá turco e aproveitar uma das melhores culinárias do mundo. Na foto, a Mesquita Azul.
Tiago Castilhos
De Gramado, em fevereiro de 2008
Curta a página do Caderno Viagem no Facebook
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.