A serra gaúcha é repleta de atrações imperdíveis, tanto naturais quanto artísticas. Em um final de semana entre julho e agosto de 2015, percorri as cidades de Gramado e Canela de uma forma diferente: conheci ótimos restaurantes que participaram do evento gastronômico Sabores de Canela e também tive a oportunidade de desbravar vários lugares incríveis que a região oferece.
Missões: conheça um pedaço da história gaúcha
O foco dos passeios foi o turismo ecológico, passando pelos parques da Ferradura e dos Paredões, pela Cascata do Caracol e, claro, pelo incrível Ecoparque Sperry, que fica no Vale do Quilombo, próximo à Linha 28, e a apenas poucos quilômetros do centro de Gramado.
O local proporciona diversas atrações naturais em meio à Mata Atlântica, como trilhas auto-interpretativas, cascatas, cachoeiras e mirantes incríveis, além de um restaurante muito gostoso e aconchegante, chamado Bêrga Mótta. A qualidade dos serviços prestados é ótima, e o pessoal que nos atendeu foi superatencioso.
Quatro paradas obrigatórias no Noroeste gaúcho
Além disso, a estrutura do parque é fantástica, com estacionamento para carros e ônibus, oferecendo segurança e tranquilidade aos visitantes. O valor da entrada é muito acessível: apenas R$ 12 para visitar todo o parque ou R$ 55 para apreciar almoço livre no restaurante, sem pagamento de ingresso.
Um local para passeios em família, grupos de amigos, estudantes, enfim, para toda a comunidade conhecer, prezando por momentos de paz e lazer. Confesso que, no final, não dá vontade de sair de lá.
Na foto, a linda Cachoeira do Poço, que fica logo acima da Cachoeira da Usina, tendo este nome devido ao poço de águas claras. Dependendo da iluminação solar, a sua coloração fica esverdeada, fazendo um convite para um belo banho.
Perfil
Tiago Imperatori, 28 anos, é advogado em Lajeado
Lugares que conhece: várias cidades do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Grécia, França, Itália, Dinamarca, Suécia, Escócia, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália
Ainda pretende conhecer: Bonito, Jalapão, Salvador, Jericoacoara, Cuba, Peru, Venezuela, Alasca, Tailândia, Indonésia, China, Japão, Rússia, África do Sul, Marrocos, Colômbia, Guatemala, enfim, o mundo
Foto: arquivo pessoal
A serra gaúcha no inverno é sempre uma boa pedida. Em junho, a Confraria do Decanter, um grupo de casais amigos de longa data, foi fazer um curso de degustação de vinho na Vinícola Perini. Aproveitamos para percorrer o Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, e visitar o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. A tradicional foto junto à Ervateira Ferrari, com sua roda dágua, não poderia faltar.
Julio e Maísa, Felipe e Neila, Luiz Paulo e Estela, Glênio e Miriam, João e Gerti e Leonhard e Ana
De São Lourenço do Sul, em junho de 2015
Roteiro para um fim de semana com a família na serra gaúcha
Leitor experimenta cicloturismo no Vale dos Vinhedos
Foto: arquivo pessoal
Caminhadas em São José dos Ausentes permitem observar belas paisagens. Além de visitar o Cânion Monte Negro e o Cachoeirão dos Rodrigues, vale a pena ver o desnível dos rios Divisa e Silveira (foto), que correm paralelamente, com uma diferença de 18 metros de altura.
Marco Aurélio Torres Antunes
De Porto Alegre
Cinco motivos para visitar a Lagoa do Peixe, no sul do Estado
Jardim Botânico de Porto Alegre é opção de passeio para quem procura tranquilidade
Foto: arquivo pessoal
Para entrar no clima da Vindima, colher uvas em parreirais carregados é uma experiência única e exclusiva da época que vai de janeiro até meados de março. A colheita noturna é uma das atrações em vinícolas no Vale dos Vinhedos.
Adriane D. Tonietto
De Caxias do Sul, em fevereiro de 2015
Roteiro turístico celebra o chimarrão em Venâncio Aires
Três passeios para conhecer Porto Alegre a pé
Foto: arquivo pessoal
O lindo Parque das Cascatas fica próximo à Rota do Sol, entre Caxias e Cambará do Sul. O lugar é encantador e fornece uma estrutura completa tanto para quem vai passar apenas o dia quanto para quem quer se hospedar, com pousada, chalés e um pequeno restaurante. No local, pode-se andar a cavalo, fazer trilhas, tomar banho de piscina, preparar churrasco etc. Já visitamos duas vezes o parque e planejamos voltar.
Diego M. do Val e Vanessa Cordeiro
De Porto Alegre, em agosto de 2014
Confira mais fotos da serra gaúcha
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.