Considerada o tesouro da Polônia, Cracóvia foi por quase seis séculos a capital do país e uma das poucas cidades a sair ilesa da destruição da II Guerra. Mantém até os dias de hoje toda a sua elegância e o charme do Velho Mundo, fazendo um contraponto com a capital, Varsóvia, que foi destruída sem piedade pelas tropas de Adolf Hitler. Monumentos belíssimos foram bombardeados, 75% das residências acabaram sob escombros, bem como o Castelo Real, a Praça do Mercado e o casario medieval. Hoje, reconstruída, Varsóvia está ainda mais bonita, requintada e com toques modernos.
Cracóvia tem uma variedade imensa de igrejas em estilo gótico e barroco, algumas com tapeçarias gigantes magníficas preservadas de muitos anos decorando suas paredes e madeiras trabalhadas de forma incrível. A cidade esbanja história sobre guerra, cristianismo e judaísmo, bem como arquitetura expressiva, pitoresca e preservada.
Colunista do Viagem relata o impacto de conhecer Auschwitz
Confira alguns dos principais pontos turísticos de Varsóvia
Dicas práticas para se virar melhor na Polônia
João Paulo II, antigo arcebispo de Cracóvia, tem seu retrato exposto por todos os cantos, pois foi a figura fundamental na queda do comunismo, restabelecendo o orgulho aos poloneses e apaziguando e reaproximando religiões.
O centro histórico foi inscrito pela Unesco em 1978 na lista de Patrimônio Mundial, e nele se encontram catedrais e o casario medieval. Para os intervalos dos passeios, o local dispõe de diversas lojas, pubs e cafés. A Praça do Mercado também é um excelente local de visita - com quatro hectares de extensão, é uma das maiores praças da Europa.
Islândia é considerado o melhor destino na Europa pela Lonely Planet
Casal percorre 4,5 mil quilômetros de bicicleta pela Europa
Dez destinos turísticos que vão bombar em 2015
Entre as catedrais encantadoras, cada uma com sua história, estão algumas famosas, como a Basílica de Santa Maria. Já a Igreja Skalka é considerada o santuário de toda a Polônia. Conhecida como a Igreja de São Miguel Arcanjo, Santo Bispo e Mártir Estanislau e Mosteiro de São Paulo Eremita, é uma espécie de panteão nacional. As personalidades mais ilustres da Polônia passaram a ser sepultadas ali a partir do século 19.
A cidade tem 42 parques públicos e um jardim botânico encantador. Visite também Kazimierz, berço da cultura judaica, o Castelo Real, em Wawel, casa de três dinastias dos reis da Polônia, e a Catedral de Wawel, lugar extraordinário.
*Alberto Wunderlich, 40 anos, é advogado e professor