Enquanto nevava na serra gaúcha, o calor escaldante de Caldas Novas, em Goiás, recepcionava os turistas a uma temperatura de pelo menos 30ºC. Julho tem sido o mês mais procurado pelos que fogem do frio do sul do Brasil.
O trajeto de 1.685 quilômetros entre Porto Alegre e Caldas Novas, mesmo que feito por avião, é muito cansativo. Porém, ao chegar à cidade, as belezas naturais das piscinas de águas termais e o conforto oferecido pela hotelaria gratificam o turista. Até pouco tempo, a região era conhecida por ser um destino de idosos. Embora essa procura ainda seja relevante, Caldas Novas está se adaptando e criando oportunidades para que toda a família se divirta.
A ideia é que a criançada também aproveite as piscinas, que têm tudo a ver com a idade, oferecendo cineminha, toboáguas e o balde maluco. Para os maiores, a piscina com ondas e os professores de hidroginástica que ficam à beira da piscina ensinando as coreografias de músicas da moda podem ser uma boa pedida.
O difícil é ficar parado, pois tem diversão o tempo todo. E, além da temperatura convidativa, a água é quentinha - então, dá para ficar nas piscinas em qualquer horário. Outra opção é passear na cidade durante o dia e depois cair na água.
Para quem se hospedar no Privé Riviera Park, o cartão dá acesso aos demais hotéis do grupo. Ao redor das piscinas, há uma pista especial para caminhadas que absorve o impacto do tênis.
Os detalhes das suítes também fazem a diferença. Em todos os quartos, há cozinha com micro-ondas. Para amenizar o calor, ar-condicionado e frigobar.
(Arquivo Grupo Privé/Divulgação) O Privé Riviera Park tem 782 apartamentos e 14 piscinas
De carro, do sul ao norte do Brasil
A quarta maior rodovia do Brasil, a BR-153, liga a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS), totalizando 4.355 quilômetros de extensão. Ao longo de todo o percurso, a BR-153 passa pelos Estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao cruzar a fronteira com o Uruguai, em Aceguá (RS), a rodovia ainda segue com a denominação de Rota 8, até chegar a Montevidéu.
- Para quem deseja conhecer Goiás de carro ou ônibus, por exemplo, e estiver no Sul, basta acessar a BR-153 - orienta o guia turístico Denilson Matteucci.
Trilhas pelo parque
No Parque Estadual de Caldas Novas (Pescan), localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, os adeptos do turismo ecológico podem aproveitar para conhecer três trilhas: Cascatinha (foto), Paredão e Asa Delta.
O parque também conserva um museu com exemplares empalhados dos principais animais da região, como pássaros, cobras, lobo-guará, coruja e a suçuruana, espécie de onça característica do Centro-Oeste.
*A jornalista viajou a convite da operadora Upgrade