Na Europa, o turismo fluvial é uma tendência forte no verão. Em 2012, passeios de barco seduziram 1,63 milhões de passageiros - e nem eram as vias navegáveis da Île-de-France. Os cruzeiros com hospedagem à beira do rio Sena tiveram seu número de passageiros aumentado em 30%.
Canal du Midi a preços baixos
Na França, o Canal du Midi r ainda é um dos percursos principais procurados por amantes do turismo fluvial. Várias companhias propõem estadia com saída de Carcassonne, Homps ou Adge, como o Canalous que aluga um barco para o fim de semana por a partir de U$ 385 euros a partir do meio de setembro. O instituição que cuida das vias navegáveis da França, a Voies Navigables de France (VNF), lançou uma campanha no dia 17 de julho entitulada "Vamos nos mobilizar para preservar o Canal du Midi". O motivo é recolher fundos para "remover e replantar progressivamente 42 mil árvores que enam as margens do monumento classificado como patrimônio mundial da Unesco".
Cruzeiro de luxo em Borgonha
A frota de balsas de luxo Afloat na França propõe cruzeiros nos canais e rios da Borgonha misturando descobertas da região e da gastronomia local. Em terra, os passageiros são convidados a vinícolas onde são acolhidos com uma degustação de vinhos. A bordo, eles desgustam a culinária francesa de um chef que utiliza produtos regionais comprados em mercados ao longo do percurso.
A Holanda, outro país do turismo fluvial
Navegar nos canais e rios é tradição holandesa e no restante dos Países-Baixos. Há, em média, um barco por família - uma densidade elevada para um país onde é possível navegar sem carta de direção. O site danfluvial.com permite alugar um barco que pode acolher de duas a uma dezena de passageiros e pairar nas regiões de Friesland e Vecht, com partidas em Sneek, Loosdrecht, Eeklo ou Niewport.
Locação de barcos e balsas por à partir de 716 euros por semana.
Périplo na Europa
A construtora e locatora de barcos dirigíveis sem necessidade de habilitação Nicols está presente em cerca de vinte países da Europa. É possível usá-lo para navegar na França (Borgonha, Vale-do-Loire, Vallée-de-la-Saône, Camargue, etc.), mas também na Alemanha, com partida em Wustrau e Lübz, ou mesmo Portugal, em Amieira Marina.