O "Homem Vitruviano", uma das obras-primas de Leonardo da Vinci, e mais outros desenhos do mestre italiano estarão de braços abertos ao público a partir desta quinta-feira, numa rara exposição organizada pela Galleria dell'Academia de Veneza.
A exibição "Leonardo da Vinci: homem universal" reúne 52 desenhos de caráter artístico e científico feitos pelo gênio renascentista. Vedete da mostra, o "Homem Vitruviano", onde o artista faz um estudo das proporções anatômicas ideais do corpo humano, esteve fora do alcance do público por 30 anos.
A exposição é composta por gravuras pertencentes ao acervo do museu veneziano, mas também de coleções da família real britânica, dos ingleses Ashmolean e British Museum e do Museu do Louvre, na França. Os temas das imagens são variados, e passam pela botânica, mecânica, ótica e guerra, assim como diversos estudos preparatórios para suas obras mais famosas.
Segundo a organizadora da exposição, Annalisa Perissa Torriani, os visitantes poderão contemplar parte do trabalho de reflexão de Leonardo da Vinci (1452-1519).
- (A exposição) mostra como da Da Vinci traduzia os pensamentos de seu cérebro para sua mão, mas sempre voltava atrás para fazer correções e acréscimos - explicou Torriani.
A mostra "Leonardo da Vinci: homem universal" será realizada até 1º de dezembro, na Galleria dell'Academia, em Veneza.