Em termos de monumentos, este parece insignificante e de mau gosto ao lado dos arranha-céus e das butiques luxuosas no abastado distrito de Gangnam. Mesmo assim, ele ocupa um ponto de honra em frente à sede da Samsung - um palco de compensado construído às pressas e enfeitado com silhuetas recortadas de um homem rechonchudo que parece estar saltitando como um cavalo.
Trata-se da primeira exibição pública em honra a PSY, o rap- per sul-coreano cujo clipe viral Gangnam Style pôs Gangnam nos lábios de espectadores do YouTube do mundo inteiro. A prefeitura pretende abrir um centro para visitantes neste mês que pode vir a contar com um holograma em tamanho real do cantor, cujo nome verdadeiro é Park Jae-sang, apresentando sua dança engraçada.
Porém, o sucesso de Park também ajudou a alimentar ambições muito maiores. Já famoso dentro da Coreia como parque de diversões dos novos ricos da nação, o bairro agora deseja se aproveitar da febre em torno de Gangnam Style para conquistar o reconhecimento global a que acredita fazer jus como centro da moda, do entretenimento e, como reconhece, do consumo desenfreado.
- PSY surgiu bem na hora em que estávamos prontos para transformar Gangnam em global. Já acreditamos estar no mesmo nível que Manhattan ou Beverly Hills em todos os sentidos - disse Shin Yeon-hee, a subprefeita.
A questão é como capitalizar o vi- deoclipe de Park, o primeiro no YouTube a registrar mais de 1 bilhão de exibições. Embora grupos musicais sul-coreanos de garotos e garotas cheios de produção e dramas televisivos melosos tenham se dado bem no resto da Ásia, a "onda coreana" ainda não havia chamado a atenção do Ocidente - até Gangnam Style.
Entretanto, muita gente por aqui parecia surpresa com a popularidade explosiva do vídeo, talvez porque poucos esperavam que o grande avanço se desse graças a PSY, um astro de nível intermediário que atua como humorista e cantor. O governo distrital está correndo para recuperar o tempo perdido.
O escritório local de promoção do turismo, com 13 funcionários, criado em novembro, construiu o palco de compensado na estação Gangnam, a coisa mais próxima de centro que tem o bairro. A seguir, será a vez da casa para visitantes, contando com hologramas de astros da música popular sul-coreana, incluindo, espera-se, Park (ainda é preciso fechar contrato com o rapper). Daqui a um ano, as autoridades esperam finalizar a Rua Hallyu, cujas calçadas contarão com a impressão das mãos de astros e estrelas.
Ostentação e glamour
Hit de PSY
Conheça o mundo de Gangnam, músico que é sucesso global do rapper PSY
Distrito de Seul, a capital sul-coreana, tenta tirar proveito do hit
GZH faz parte do The Trust Project