Levou mais de cinco anos, um investimento aproximado de US$ 1,3 bilhão e uma batalha contra as linhas ferroviárias nacionais da Itália para colocar em funcionamento a primeira operadora privada de trens domésticos e de alta velocidade da Europa. Mas as locomotivas - apelidadas de Italo - finalmente começaram a rodar a 300 km/h no final de abril, abrindo um novo capítulo nas viagens de trem europeias e procurando competir com o serviço estatal com foco em estilo e luxo.
A empresa ferroviária, Nuovo Trasporto Viaggiatori, é a primeira a competir com a estatal Trenitalia em serviços de alta velocidade. Ao embarcar em sua primeira viagem, de Milão a Nápoles, os passageiros eram recebidos por recepcionistas e comissárias sorridentes usando elegantes uniformes vermelhos escuros, em trens modernos com assentos de couro azul e interior brancos.
O presidente da empresa é Luca Cordero di Montezemolo, o presidente da Ferrari. Outros desenvolvedores incluem o executivo de moda de luxo Diego Della Valle, a empresa ferroviária da França, o maior banco de varejo da Itália e a maior seguradora do país.
- Colocamos uma pedra sobre um dos mais longos monopólios na história de nosso país. Finalmente, os viajantes italianos e os turistas podem escolher - afirmou Montezemolo durante uma viagem da imprensa em abril, de Roma a Nápoles.
Até o final do ano, a empresa pretende ter 25 trens ligando nove cidades italianas, e sua meta é ter uma fatia de 20% a 25% do mercado até 2014, com de 8 a 9 milhões de passageiros por ano - número que deixaria a empresa no azul.
O campo de batalha será em serviços de alta qualidade, preços e alimentação. Os trens Italo oferecem Wi-Fi gratuito, TV por satélite, um vagão-cinema com 39 lugares, assentos de couro feitos pela fábrica de móveis de luxo Poltrona Frau e pontos de apoio nas principais estações, projetados pelo arquiteto italiano Stefano Boeri.
Um terço das passagens para cada uma das três classes de serviços será disponibilizado a baixo custo, quando reservados com antecedência e para horários fora de pico. Sob cada um dos 11 vagões, há motores que buscam aumentar a capacidade e a segurança.
Melhorias também na Trenitalia
A Trenitalia também tentou entrar no mercado de alta qualidade, renovando alguns de seus trens de alta velocidade com interiores em couro, vagões para negócios e cardápios de primeira classe criados pelo chef Gianfranco Vissani.
- Geralmente, à parte dos preços e dos banheiros sujos, não há muito de que se reclamar nos serviços da Trenitalia. Apenas espero que os princípios do mercado se apliquem, e a concorrência reduza o preço das passagens, e não seja como na telefonia celular, onde isso ainda não aconteceu - afirmou Elisa Rossetti, 34 anos, que pretendia ver um filme no vagão-cinema ao lado do marido e da filha de cinco anos.
Alguns compartilham os temores de Elisa, mas muitos passageiros ficaram impressionados.
- Você se sente viajando em uma linha aérea, um pouco como o trem de Boston a Nova York. Além disso, o simples fato de termos uma alternativa já parece quase milagroso - explicou Antonio Squillace, 56 anos, empresário a caminho de Milão para um feriado prolongado com a mulher.
Confira os sites da Trenitalia e da nova empresa: