Várias fazendas da Ilha de Marajó recebem visitantes e a São Jerônimo, em Soure, é imperdível. Foi cenário da terceira edição do reality show No Limite e atualmente é de Amor, Eterno Amor, novela das 18h, que estreou na Rede Globo e tem Gabriel Braga Nunes na pele de um domador de búfalos.
Propriedade do simpático "seu" Raimundo Brito, o lugar oferece uma visão geral do ecossistema marajoara. O engenheiro mecânico, aposentado da Marinha Mercante, voltou à terra natal depois de viver na Dinamarca, na Espanha, no Rio de Janeiro e em Santos.
O reencontro com as origens tem beneficiado o turismo no Marajó, do qual Brito é incansável defensor. Em sua fazenda de coco, a atividade mais procurada é a que combina passeio no lombo do búfalo (ou numa charrete puxada pelo animal) com floresta de mangue, praia deserta, passeio de canoa no igarapé e trilha na mata.
- Quis juntar o que o Marajó tem de melhor - conta Brito.
A floresta de mangue é uma das paisagens mais impressionantes da ilha. Cresce ali uma espécie de árvore de raízes suspensas, onde facilmente se passa por baixo. A ordem do passeio depende da maré. Começando pelo passeio de búfalo e entrando no mangue, as próximas atrações são as desertas praias do Goiabal e Mangueiro.
Tamanduás
O banho segue a mesma lógica das outras praias: é preciso afastar as arraias. Se não quiser arriscar, deixe para refrescar o corpo no passeio de barco pelos igarapés do Tucumanduba, Boca da Glória e Goiabal. O encontro da água do mar com os igarapés emociona.
A rota segue com a contemplação do guará-vermelho e das garças. Parceiro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região, Brito preserva em suas matas animais silvestres como cutia, paca, tatu, capivara, macacos e até tamanduás. Mas é preciso chegar cedo e ter sorte para topar com eles. A comida de Dona Jerônima, esposa de Brito, é cotada como uma das melhores do Soure. Podendo, almoce por lá.
Mais informações pelo site http://marajotk.blogspot.com e pelo telefone (91) 3741-2093.