Verão

Litoral Norte
Notícia

VÍDEO: baleia encalha na costa de Imbé

Equipes realizaram tentativas para levá-la ao mar aberto, mas o animal retornou à orla, encalhando novamente

Camila Freitas

Enviar email

Pâmela Rubin Matge

Enviar email

RBS TV

Correção: a baleia que encalhou na costa de Imbé, no Litoral Norte, na tarde de segunda-feira (19) é da espécie cachalote-pigmeu e não cachalote-anão como publicado entre as 9h45min e as 18h55min de 20 de fevereiro. O texto já foi corrigido.

Uma baleia encalhou na costa de Imbé, no Litoral Norte, na tarde de segunda-feira (19). O animal foi avistado na praia por banhistas, próximo à guarita 137. Em meio às tentativas de devolvê-la ao mar, os guarda-vidas acionaram a Patrulha Ambiental (Patram) de Tramandaí para resgatar o mamífero.

Após exames, o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) constatou que a baleia é uma fêmea jovem, com 2m45cm de comprimento. Inicialmente, o mamífero foi identificado pertencente à espécie cachalote-anão. Porém, com a análise morfológica realizada durante esta terça, foi descoberto que o animal é uma baleia cachalote-pigmeu.

Por volta das 14h, as equipes do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e da Operação Golfinho iniciaram o atendimento, a fim de recolocar o animal em mar aberto.

Segundo Juares Matias, comandante da Polícia Ambiental de Tramandaí, houve diversas tentativas de direcioná-la para fora da arrebentação e ao habitat natural, o que levou quase uma hora de trabalho.

— A gente tentou várias vezes realocá-la, mas sem sucesso. Depois, pegamos um barco ali da Transpetro (Petrobras) para amarrar a baleia. Conseguimos, então, puxá-la para além da arrebentação — explica o comandante.

Apesar das investidas das equipes, o animal, por estar debilitado, não teve condições de prosseguir em alto mar e retornou à costa.

— Ela voltou a encalhar, mas agora em Tramandaí, nas proximidades da guarita 140. Nós estamos monitorando a situação dela — explicou a capitã Morgana Pereira do Comando Ambiental da Brigada Militar.

Juares Matias/1ºBABM/Divulgação
Baleia encalha no Litoral Norte do RS

Por estar bastante fraca, as condições de saúde da baleia cachalote-anão foram avaliadas por pesquisadores ainda na praia. Ela permanece em observação, mas pode não resistir, dizem as equipes de resgate. Aos banhistas, a recomendação é de que não façam interações com o animal na praia.



GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Domingo

13:00 - 14:00