Um crossover inusitado tem tomado conta das ruas de Tramandaí desde o dia 5 de janeiro: Mario, Luigi e Fofão dançam por calçadas e animam a cidade com a Carreta da Alegria ao cair da noite. Aos finais de semana, chegam a se formar longas filas de passageiros aguardando para embarcar no veículo colorido e musical. GZH foi conferir como é a nova atração de sucesso da capital das praias nesta segunda-feira (15).
O embarque ocorre na Praça Leonel Pereira, conhecida como Praça da Tainha. O passeio percorre a orla da praia, passa pelo bairro São Francisco e retorna. Durante cerca de 30 minutos, os passageiros podem ver os personagens saltando e se pendurando – com muita habilidade – para fora e para dentro da carreta, rebolando ao ritmo dos hits tocados e até mesmo dando saltos mortais. Por onde a Carreta da Alegria passa, as pessoas acenam, filmam e dançam com os personagens – que também abraçam crianças pelo caminho.
O passeio está à altura do nome que carrega, sendo ideal para famílias com filhos, pois a garotada fica encantada com os personagens. Avô, filha e neto vieram de Esteio para veranear na cidade e aproveitaram para curtir a experiência nesta segunda-feira.
— É muito divertido, muito legal. Bem animado, o pessoal bem animado aqui também (risos). Bem seguro, e as crianças adoram, principalmente pela questão da iluminação. (E os personagens) Mais legal ainda, as crianças ficam enlouquecidas olhando, ficam procurando. Todo mundo vai sair daqui bem feliz, super vale a pena — destacou Jéssica Rodrigues Goulart, 31 anos, técnica em enfermagem.
Para todas as idades
Engana-se, porém, quem pensa que o passeio é só para crianças. Adultos e até mesmo idosos se divertem, gravam vídeos, dançam e cantam. Durante nossa experiência na carreta, um grupo em particular se distinguiu entre todos pela animação, palmas, gritos e cantoria. Era uma família de moradoras de Tramandaí e Novo Hamburgo que andava pela primeira vez na atração. A diversão e os personagens foram o que mais agradou o grupo de mulheres, composto por crianças, adolescentes e adultas.
— Maravilhoso, espetacular, vista divina. Eles animam bastante e deixam a gente empolgada. Muito bom, recomendamos — ressaltou a professora Patrícia Jesus, 48.
Quando os personagens sobem ao segundo andar do veículo, são parados para tirar fotos. Para Mario, pop star da carreta com suas piruetas e mortais, o encontro com as crianças é a melhor parte. O mineiro Marcleidson de Oliveira, 23, contou como é dar vida ao personagem:
— É uma coisa muito bacana. Para mim é satisfatório, por causa das crianças, elas gostam. A minha felicidade é ver a felicidade das crianças. Desde pequeno, quando eu tinha certamente a idade deles que estão ali, eu já sempre gostei (dos saltos), depois eu fui praticando, procurando entender mais. Fácil também não é, mas Deus vai abençoando e nós vamos aprendendo.
A carreta que está no Litoral Norte veio de Cerquilho (SP). O proprietário Glauber Bispo, 41, começou no ramo como personagem em 1996, e, em 2009, abriu sua própria empresa. De Ipatinga (MG), o negócio hoje conta com 10 carretas que rodam pelos Estados brasileiros levando diversão.
— Aprendi a trabalhar no ramo aos 14 anos e continuei desde então. Comecei, apaixonei e fiquei — conta Bispo.
A experiência na Carreta da Alegria é divertida. O veículo passeia em um ritmo mais lento, para que seja possível não só observar e interagir com os personagens, como também admirar a paisagem. O passeio ocorre de 30 em 30 minutos, das 18h às 23h. E uma dica valiosa: o melhor horário é por volta das 19h30min, quando é possível ver o horizonte pintado com as cores do pôr do sol na barra e na praia. A Carreta da Alegria segue até o Carnaval em Tramandaí.
Carreta da Alegria em Tramandaí
- Duração: cerca de 30 minutos
- Ingresso: R$ 25 por pessoa
- Cadeirantes, autistas e portadores de necessidades especiais são isentos
- Saída: Praça Leonel Pereira (Praça da Tainha)