Foi controlado o incêndio em vegetação que bloqueava a RS-389, a Estrada do Mar. O trânsito foi liberado por volta das 19h, após nove horas de bloqueio total entre os km 43 e 48, da rótula de acesso a Capão Novo até a de Arroio Teixeira, em Capão da Canoa.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Fernando Goulart, responsável pelo combate em Capão Novo, os combatentes conseguiram controlar as chamas que se alastravam para uma região residencial e também pela Estrada do Mar. Por volta das 22h o fogo foi totalmente controlado e a ocorrência foi dada como encerrada após quase três dias de enfrentamento.
A maioria das equipes que participava da operação já deixou o local. No entanto, em entrevista à Rádio Gaúcha, Goulart disse ainda haver uma preocupação com que as chamas voltem a se propagar.
— Vamos manter uma patrulha na madrugada para monitorar a situação. O objetivo é manter o controle e evitar o surgimento de novos focos — afirma.
Nesta segunda-feira (13), o trânsito foi interrompido ainda no início da tarde. O fogo chegou a ser parcialmente controlado nas margens da rodovia, mas se alastrou por áreas de vegetação fechada durante a tarde, se aproximando de casas em Capão Novo.
Ainda não há uma estimativa de quantos hectares foram afetados. As autoridades investigam a causa do incêndio.