Uma família bem inusitada foi flagrada neste domingo (5) aproveitando o dia de sol em Tramandaí, no Litoral Norte. No calçadão, a cabra Bruna caminhava com seus filhotes, os cabritos Fumaça e Faísca, encantando veranistas, que interrompiam o passeio a todo o momento para fazer carinho e fotografar os animais. A família estava acompanhada de Thor, um vira-lata, e de também do responsável por eles, Cristiano Pereira Osório, 45 anos.
Por volta do meio-dia, com uma coleira vermelha, Bruna passeava perto da plataforma de Tramandaí, em frente ao mar. Mansa, atraía olhares de crianças e adultos. A reportagem interrompeu o passeio para conversar com Osório e levou menos de um minuto para ser cercada por veranistas admirados com a presença inesperada no litoral gaúcho.
— A gente passeia todo fim de semana. Moramos em Osório, em um sítio. Lá vivem também outros filhotes dela e o companheiro, Zezinho. Eu comprei ela de um amigo, há dois anos — conta Osório, que diz viver com a mãe e irmãos na chácara.
Com as cruzas, hoje são 17 animais do tipo no sítio, além de porcos e cavalo. Osório conta que comercializa o leite da cabra, que é acostumada a viver perto da família:
— A gente dá banho, passeia. Ela come de tudo e adora milho.
Bruna tem cinco anos, e os filhotes Fumaça e Faísca têm cerca de um.
O passeio semanal varia: às vezes, é feito com Bruna, em outras, com Zezinho. Os filhotes também se revezam no trajeto, diz Osório. Ele garante que os cabritos não fogem e que, por isso, não precisam de coleira:
— O Thor vem junto para passear e também ajuda os filhotes a não fugirem.
Osório diz que levanta às 6h para dar comida aos animais do sítio e limpar o espaço onde vivem. No verão, eles deixam Osório e rumam às praias gaúchas.
Quem quiser encontrar os animais e garantir uma foto precisa ficar atento às ruas de Tramandaí durante os fins de semana. Ainda dá tempo: o veraneio da família de Bruna pelo Litoral Norte, neste ano, deve seguir até março.