Uma oficina de surfe na beira da praia reuniu crianças e adolescentes na tarde deste sábado (21) em Tramandaí, no Litoral Norte. Quase 20 inscritos, com idades entre seis e 12 anos, receberam orientação sobre o esporte ainda na areia, e depois foram para o mar para surfar. A atividade é oferecida pela Estação Verão Sesc e conduzida por professores e alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Estado (UFRGS).
Na faixa de areia, os trigêmeos Vitor, Arthur e Lucas, 6 anos, fazem sucesso ao subir na prancha para receber a orientação dos instrutores. Com a mesma vestimenta, uma sunga azul escura com listra verde, eles ouvem atentos a explicação teórica.
O pai, Vitor Tafarel Rojas Gonzalez, 35, que é surfista e profissional de Educação Física, observa de perto a atividade, orgulhoso:
— Como eu pratico surfe, eles têm uma noção do que é o esporte, mas nunca entraram comigo para surfar. Como moramos aqui, eles cresceram perto do mar, então estão acostumados com a água. A gente veio para participar do circuito Kids do Sesc, um funcional que eles costumam fazer, aí souberam da oficina de surfe e quiseram aproveitar. Eles adoram esporte, incentivo desde cedo. Também fazem escolinha de futebol.
No total, 18 crianças participaram da atividade. Elas foram separadas em equipes de até seis, e entravam na água de dois em dois, após fazerem um aquecimento e receberem orientações sobre o esporte ainda na areia. Na água, cada um ficava por cerca de 15 minutos, sempre acompanhados por dois professores.
O técnico de Esporte e Lazer do Sesc Tramandaí, Gilberto Thumé Beier, que também coordenou a oficina, celebrou o resultado desta tarde:
— Superou nossas expectativas. A procura foi muito boa e preenchemos todas as vagas bem rápido. É muito legal poder proporcionar essa experiência para eles. Saem da água já perguntando se podem ir de novo. Muito bom vê-los animados com o esporte.
A oficina contou com sete alunos da UFRGS, coordenados pelo professor Fabiano Bossle. Segundo o educador, a experiência, além de ensinar sobre o surfe aos pequenos, possibilita que os universitários coloquem em prática o que aprenderam na disciplina Esporte Surf, da graduação, desenvolvendo estratégias didáticas.
De pé na prancha
O pequeno Murilo Vieira Siqueira, 9, foi o que mais vezes conseguiu se equilibrar na prancha sobre a água. Segundo o pai, Sandro Siqueira, 28, foi a primeira vez do garoto pegando onda.
— Ele anda de skate e de patins, talvez daí já tenha uma facilidade em se equilibrar. Ele gosta de se desafiar, tentar coisas novas — diz Siqueira.
O menino saiu do mar animado, contando sobre a experiência:
— Eu fiquei cuidando o equilíbrio e onde eu colocava o pé, porque se não a prancha vira e eu caio. Não tive medo, é muito legal.
A irmã, Sarah Siqueira, 5, também se aventurou na oficina. Apesar de algumas quedas, ela sempre voltava para a prancha para uma nova tentativa. Saiu do mar com frio, por causa da água gelada, mas logo retornou para acompanhar a vez do irmão Murilo.
Veraneando em Tramandaí, o morador de São Leopoldo Carlos Afonso Soares, 39, observa a filha e demais amigos da pequena fazerem a aula de surfe. Ele conta que as crianças já fizeram outras atividades oferecidas durante a temporada, como dança, e que ficam atentas a programação, para aproveitar:
— Eles ficam cuidando para ver o que vai ter. Quando ouviram sobre a oficina de surfe, já se animaram. Nunca tinham feito. É bem organizado, com supervisão, ótimo para eles aproveitarem. E aí já aprendem também, eu sempre cobro muito deles de ter respeito pelo mar, pela água. Eles já viram algumas situações mais complicadas, essa semana viram um salvamento e ficaram bem alertas. Então é bom porque aprendem a ter cuidado.
Como as demais atividades do Sesc, a oficina é gratuita e aberta, e as pranchas foram cedidas aos participantes. A atividade ocorreu na areia próximo à Casa de Praia do Sesc, e foi conduzida por sete alunos, coordenados pelo professor Fabiano Bossle. O educador afirma que a experiência, além de ensinar sobre o surfe aos pequenos, também é uma oportunidade para os futuros profissionais colocarem em prática o que aprenderam na disciplina Esporte Surf, da graduação, e desenvolver suas estratégias didáticas.
Ações de verão do Sesc ocorrem diariamente em Tramandaí, Torres e Laranjal, em parceria com as prefeituras municipais e com patrocínio de Farmácias São João. De terça a domingo, a casa Sesc de Tramandaí também oferece empréstimo de guarda-sol e material esportivo, banhos acessíveis com cadeiras anfíbias e atividades de ritmos, funcional, beach tennis, espaço kids e quick massagem.