O tempo é bom, com céu sem nuvens e pessoas caminhando na beira da praia na manhã desta sexta-feira (23) em Capão da Canoa, mas o vento no Litoral Norte desestimula o banho de mar.
Outro impeditivo é a cor da água, bem marrom, tipicamente chocolatão, que faz os banhistas pensarem que é sujeira, diz o guarda-vidas Tairo Sperling, da guarita 77.
— Mas não é sujeira. O mar fica dessa cor em função do nosso ecossistema, rico em nutrientes e algas marinhas. Só que essa água marrom suja a roupa das pessoas, elas saem manchadas da água, parece barro, daí o pessoal não gosta — diz.
Entre os poucos que arriscavam colocar os pés na água na manhã desta sexta, Maria Bittencourt de Matos, 63 anos, e o filho, Adimilson Bittencourt de Matos, 33. Mas era para caçar mariscos e maçambiques que vão servir de recheio para pastéis.
— Pega, coloca na panela com água bem quente, eles se abrem. Aí só deixa esfriar e tira a carne com a mão. Depois é só fazer pastel — ensina Maria, aposentada, que mora há 30 anos em Capão da Canoa.
São sortudos os banhistas que forem ao Litoral Norte neste final de semana para passar o Natal. Serão dias de sol e calor, sem chance de chuva, segundo a Climatempo.
Nesta sexta, a máxima deve ser de 29°C em Capão da Canoa, mas o termômetro vai subir gradativamente até domingo (25), quando fará 33°C.
Problema mesmo são as rajadas de vento, destaca a meteorologista Carine Gama.
— Tem muito vento mesmo e isso não vai melhorar muito. Hoje (sexta) e amanhã (sábado), o Litoral Norte terá rajadas de 40 a 60 quilômetros por hora, com mais força à tarde, das 15h às 18h.
A partir de domingo (25), o vento diminui, mas aumenta a nebulosidade. À noite, deve cair uma garoa fina nas praias do Litoral Norte.