A poucos dias do início do verão, municípios do litoral gaúcho já convivem com a presença de visitantes que buscam lazer à beira-mar nos dias de calor. Essa procura deve atingir o ápice da temporada nos próximos dias, com as festividades de fim de ano, em especial o Revéillon. Por isso, a exemplo dos últimos anos, GZH percorreu as principais rodovias de acesso às cidades do Litoral Norte.
Entre os dias 12 e 14 de dezembro, equipes de reportagem se deslocaram da Região Metropolitana e da Serra para observar o estado de oito dos principais trajetos utilizados pelos veranistas no período.
As avaliações consideraram cinco pontos. Três deles baseados na metodologia usada na Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de Rodovias: geometria da via, pavimento e sinalização. GZH também analisou a limpeza das rodovias e serviços disponíveis (entenda os pontos abaixo).
Os pontos de avaliação:
- Geometria: avalia as condições de tráfego, como presença de faixa adicional, pontes, viadutos e acostamentos
- Pavimento: analisa a situação do asfalto
- Sinalização: diz respeito às placas verticais e horizontais, além da pintura da pista
- Limpeza: observa a situação da capina às margens das rodovias e presença ou não de acúmulo de lixo
- Serviços: avalia presença de guinchos, ambulâncias e demais serviços disponibilizados aos usuários
Os trechos
Ocupando a 7ª posição no ranking da Confederação Nacional do Transporte que define as 10 melhores rodovias do Brasil, a freeway (BR-290) apresenta boas condições de trafegabilidade para os motoristas que vão seguir em direção ao litoral norte gaúcho e catarinense. A rodovia não tem buracos ou ondulações tem toda sua extensão. Chama a atenção os serviços de manutenção praticamente diários na rodovia para manter as boas condições do terreno, sob responsabilidade da concessionária CCR ViaSul.
Utilizada pelos viajantes que seguem para o litoral gaúcho e também catarinense, a BR-101 é administrada pela mesma concessionária que atua na freeway, a CCR Viasul. Por conta disso, a rodovia apresenta condições semelhantes, com asfalto em boas condições e sinalização eficiente. Ao longo de 2022, foram instaladas seis novas passarelas nos trechos urbanos de Osório, Maquiné, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Torres para facilitar a circulação dos pedestres.
Estrada que era uma das principais ligações ao litoral norte gaúcho antes da inauguração da freeway, a RS-030 tem o asfalto em boas condições e sem pontos de maior irregularidade em quase toda a extensão, com exceção do trecho entre Santo Antônio da Patrulha e Osório. O acostamento é o principal problema da rodovia. Em alguns pontos, não há possibilidade de saída da pista. Além disso, onde há acostamento, os motoristas encontram de pequenos buracos, desníveis elevados – que chegam a oito centímetros em alguns trechos – e vegetação alta.
Já a RS-407, que tem extensão pequena, mas que faz a ligação entre a BR-101 e Capão da Canoa, está com boas condições de pavimentação. A via segue com os velhos problemas de falta de acostamento e de sinalização mais clara aos usuários. No trecho após a rótula com a Avenida Central, em Capão da Canoa, e o Corpo de Bombeiros está sendo realizada uma obra de duplicação nos dois sentidos da rodovia.
A Rota do Sol liga Caxias do Sul, na Serra, e Terra de Areia, no Litoral Norte . A via alterna pontos de asfalto recuperado e pavimento desgastado entre a Serra e o Litoral. Conforme notado por GZH, o trecho mais problemático fica entre o acesso à Fazenda Souza e Lajeado Grande, mas a descida da Serra também exige atenção.
A Interpraias, ou RS-786, é a principal rodovia usada no deslocamento entre cidades como Tramandaí, Cidreira e Pinhal. Neste ano, a reportagem encontrou pavimento irregular e com má sinalização entre Quintão, em Palmares do Sul, e Balneário Pinhal. A situação melhora no deslocamento para o Norte, onde o pavimento é mais regular, com pintura das faixas mais nítida. O destaque nesse quesito fica por conta de Imbé e Tramandaí.
A Estrada do Mar foi um dos trecho com melhores condições observados no raio-X das estradas de acesso ao litoral. O asfalto está bem conservado, de forma geral, em todo o trecho entre Osório e Torres. A pintura da via também é um ponto positivo, com acessos bem sinalizados a entradas das praias e dos municípios. A reportagem encontrou algumas placas em más condições, que, segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), devem ser substituídas.
O destaque da RS-040, também conhecida como Tapir Rocha, é, mais uma vez, o pavimento em boas condições para o veraneio. A via que liga Viamão a Balneário Pinhal tem placas verticais e horizontais em bom estado de conservação, ainda que com algumas delas desbotadas. A parte negativa fica relacionada à maior parte do trecho ser de pista simples, o que prejudica ultrapassagens seguras. A falta de acostamento ou as más condições dele seguem no trecho, a exemplo do cenário verificado em outros anos por GZH.