Ocupando a 7ª posição no ranking da Confederação Nacional do Transporte que define as 10 melhores rodovias do Brasil, a freeway apresenta boas condições de trafegabilidade para os motoristas que vão seguir em direção ao litoral norte gaúcho e catarinense. GZH percorreu toda a extensão da rodovia entre os dias 12,13 e 14 de dezembro.
A freeway é administrada pela concessionária CCR ViaSul, com 98,1 quilômetros concedidos entre Porto Alegre e o município de Osório, no litoral norte. A rodovia possui duas praças de pedágio, com cobrança nos dois sentidos.
Pavimentação
A freeway não tem buracos ou ondulações em toda sua extensão. Em alguns trechos há pequenos descasques na pista, principalmente na faixa da esquerda, mas que não influenciam a passagem dos motoristas. A reportagem observou obras de reparo em alguns pontos da pista, como no Km 66, no sentido Litoral-Capital, e entre os Km 48 a 45, no sentido Capital-Litoral.
Geometria
Oferece três pistas na maior parte do trajeto, com acostamento em toda a extensão. Além desses recuos tradicionais e menos espaçosos, a estrada também conta diversos pontos de refúgio, que são bem sinalizados. O nível entre acostamento e refúgios em relação à pista de rolagem também é adequado, garantindo transições limpas e menos bruscas.
Sinalização
A pintura de pista está bem visível e as placas bem alocadas. Também existem letreiros digitais, que fornecem informações aos usuários, como alertas de intervenções na via, de fluxo ou mensagens de boas práticas de segurança. Obras ao longo da via também são bem sinalizadas, com placas e cones colocados em trecho extenso e com margem de segurança em relação a distância dos trabalhos.
Conforme a CCR Viasul, os controladores de velocidade instalados entre fevereiro e maio deste ano em Osório, Santo Antônio da Patrulha, Cachoeirinha e Porto Alegre ainda não estão em funcionamento. No entanto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a fiscalização da rodovia com o uso de radares móveis.
Limpeza
Capina em dia, tanto nas margens quanto no canteiro central que separa os sentidos de fluxo. A reportagem observou a realização da limpeza do acostamento entre os km 58 e 57. Nos pontos de refúgio, não há lixeiras disponíveis. No entanto, não há acúmulo de lixo na lateral ou na pista de rolagem.
Serviços
A CCR Viasul oferece serviço de guincho e de ambulância. A rodovia conta com um ponto de apoio ao usuário, no km 24, em Santo Antônio da Patrulha, no sentido Porto Alegre-Litoral. Há estruturas com banheiros, fraldários e água disponíveis gratuitamente aos usuários.
Números de telefone para apoio ao usuário são bem sinalizados na via. É possível acionar a concessionária por meio do Disque CCR Viasul 0800 000 0290 ou pelo WhatsApp (51) 3303-3858.
Em Gravataí, a estrutura remanescente do pedágio antigo permanece na lateral da rodovia. Recentemente, uma parte do espaço sofreu um incêndio, que destruiu a construção.
O que diz a CCR ViaSul sobre a freeway
A concessionária informou que as obras na pista são ações de conservação para evitar buracos e outros defeitos na rodovia e que acontecem diariamente. Durante o período do verão, a CCR Viasul confirmou que estes trabalhos serão reprogramados para evitar transtornos no tráfego.
Quanto à estrutura do pedágio antigo, a concessionária destacou que ainda está avaliando o que será feito no local.