Janeiro de 2023 será mais chuvoso no litoral de Santa Catarina, destino de muitos gaúchos para curtir o verão. Mas nada que atrapalhe as férias, garante a meteorologista Carine Gama, da Climatempo. Embora a temperatura fique um pouco acima da média em algumas regiões, será um calor menos intenso do que o registrado em janeiro deste ano, assim como o previsto para o Rio Grande do Sul.
Segundo Carine, o La Niña realmente está mais enfraquecido - a previsão é que esse seja o seu último verão. Por causa disso, acaba melhorando as condições para chuva. Em Santa Catarina, o volume total do mês deve ficar acima da média no Litoral Norte, como nas praias da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí, com acumulados variando entre 100 e 250 milímetros. No Litoral Sul, Serra e Meio Oeste, ficará dentro da média.
— É um pouco a mais de chuva do que o normal nessas regiões próximas à costa, mas dá para marcar praia. São chuvas irregulares que, no geral, acontecem mais ao fim do dia, aquelas pancadas de fim de dia. Não significa que vai chover o dia inteiro — frisa a meteorologista.
Para quem gosta de tempo seco, vale se programar: a previsão é que boa parte dessa chuva projetada para janeiro em Santa Catarina ocorra nas duas primeiras semanas do mês.
Os termômetros vão oscilar em torno de 1°C acima da média no Meio Oeste catarinense, em cidades como Chapecó e São Miguel do Oeste, onde a temperatura costuma variar entre 29°C e 31°C. É menos do que em janeiro de 2022, quando a variação foi de 2°C a 2,5°C na mesma região. O Rio Grande do Sul tem a mesma previsão: embora janeiro de 2023 deva ser quente, será menos tórrido do que o mesmo período deste ano.
Já em Florianópolis, onde o clima é mais ameno, a temperatura ficará dentro da média para o mês, que costuma ser de 29,5°C. Mas o calor, misturado com a chuva, vai provocar um efeito um tanto desagradável, adianta a meteorologista.
— Com essas chuvas mais frequentes, as áreas da faixa leste, próximas à costa, vão ter aquele calor "melequento", com a pele grudando. Porque estará mais úmido, por causa das chuvas - diz.