Rodovia que já foi o principal caminho para os gaúchos acessarem o litoral, a RS-030 possui 98,70 quilômetros de extensão e é administrada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Conhecida como estrada velha, a rodovia passa por obras no trecho inicial, mas segue com problemas de falta acostamento e vegetação alta.
A RS-030 tem início em Gravataí, na Região Metropolitana, e dá acesso a praias como Tramandaí, Capão da Canoa e Imbé por meio de ligações com outras rodovias. A reportagem percorreu o toda a extensão da estrada no dia 14 de dezembro.
Pavimentação
Na maior parte da extensão, o asfalto se encontra em boas condições, apenas com alguns pontos de irregularidade. No trecho de Gravataí é realizada uma obra de duplicação da rodovia, o que deixa o trânsito mais lento, mas não influencia no pavimento.
A região entre Santo Antônio da Patrulha e Osório é a que apresenta o maior desgaste do asfalto. Os motoristas encontram trechos com descasques, ondulações mais significativas e pequenos buracos que exigem um pouco mais de atenção, como o encontrado pela reportagem no km 72.
No trecho entre Osório e Tramandaí, que é todo de pista dupla, o pavimento apresenta boas condições.
Geometria
O trecho entre Gravataí e Osório tem pista simples ao longo de todo o trajeto, com alguns pontos de pista dupla em áreas urbanas e de acessos. Apenas a área entre Osório e Tramandaí, que também é acessada pelos motoristas que saem da freeway, conta com duas faixas em cada sentido e com a presença de canteiro central.
O acostamento é o principal problema da RS-030. Em pequenos pontos, a rodovia não possui acostamento. No entanto, em praticamente toda a extensão, o acostamento apresenta buracos, desníveis elevados — que chegam a oito centímetros em alguns trechos — e vegetação alta.
Sinalização
A RS-030 está com a sinalização da pista em boas condições. Na sinalização vertical, a vegetação alta às margens da rodovia prejudica a visualização e chega a cobrir quase que inteiramente as placas – como o encontrado no trecho entre Gravataí e Glorinha.
No trecho entre Osório e Tramandaí, há maior número de placas em locais com boa visibilidade.
Limpeza
Assim como observado pela reportagem em 2021, a vegetação está alta ao longo de quase toda a rodovia, principalmente na estrada velha. Há pontos com grama avançando no acostamento e nas paradas de ônibus, como na parada 91, em Gravataí.
No trecho entre Gravataí e Osório, a vegetação elevada dificulta inclusive o acesso a algumas propriedades. A poda da grama é visível somente em frente a residências, empresas e estabelecimentos comerciais.
Serviços
Não há serviços de ambulância e guincho. Quem presta o atendimento em caso de emergências é o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) pelo telefone 198. No trecho da estrada velha, é possível encontrar totens de SOS, mas que estão inoperantes.
Como não há guinchos disponíveis nos trechos, a orientação é acionar o serviço particular ou de segurado. Os bombeiros podem ser acionados pelo telefone 193.
O que diz o Daer sobre a RS-030
Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, a RS-030 recebeu investimento de R$ 4,7 milhões na recuperação dos pontos críticos de dois segmentos: Santo Antônio da Patrulha - Osório e Osório – Tramandaí. Ainda segundo o Daer, os pontos críticos constatados envolvem danos no pavimento.
Quanto à obra realizado no trecho inicial, o departamento confirmou que o trecho é administrado pela prefeitura de Gravataí. Já o município informou que está sendo feita a duplicação de 3,5 quilômetros de duplicação de via, com alargamento de pista e construções de canteiro central, recuos de parada de ônibus, criação de rótulas, passeio compartilhado com ciclovia e sinalização viária horizontal e vertical. A previsão é concluir a obra até agosto de 2023.