Oficialmente chamada Tapir Rocha, a RS-040 conecta a Região Metropolitana ao Litoral Norte, com início na divisa de Porto Alegre e Viamão. Ela se estende por 95 quilômetros até Balneário Pinhal, e é administrada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) nos 11 quilômetros iniciais. No entroncamento com a RS-118 até Balenário Pinhal, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) torna-se a responsável pela via. GZH percorreu os trechos desde a Capital, a Região Metropolitana e a Serra rumo ao Litoral Norte durante os dias 12, 13 e 14 de dezembro.
Pavimentação
O asfalto apresenta boas condições na maior parte do trecho. No entanto, há irregularidades e trepidação em locais da parte urbana de Viamão. Conforme se afasta da cidade, o pavimento melhora: foi verificado que não há pontos com buracos na pista, capazes de danificar veículos.
Geometria
Há pista dupla do km 0 (na divisa com Porto Alegre) até o km 11, ainda no trecho urbano de Viamão. Após o viaduto sobre a RS-118, existe pista com faixa adicional até o km 26. No entanto, ainda que com uma pista a mais, os motoristas não contam com acostamento. Por isso, em caso de necessidade de parar o veículo, existem apenas refúgios, pavimento em paradas de ônibus e entradas para vias com estrada de chão.
A pista segue simples até o Balneário Pinhal, com acostamento sem pavimentação e irregular. No caso de haver acostamento, em especial em pontos mais urbanos, como em Águas Claras, existem buracos e a vegetação que atrapalham quem precisa parar o carro. Em outubro, a EGR liberou o fluxo de veículos em duas pistas nos dois sentidos no trecho sobre o viaduto da RS-118.
Sinalização
Sinalização horizontal e vertical estão em bom estado de conservação em todo o trecho. No entanto, algumas placas ficam parcialmente cobertas pela vegetação à beira da estrada nos trechos mais distantes dos centros urbanos das cidades. Também foram encontradas placas em más condições durante o trecho. Há pontos com asfalto novo que não receberam a pintura até o momento.
Serviços
Não há serviços médico e mecânico disponíveis nos 11 quilômetros iniciais, administrados pelo Daer. A EGR disponibiliza duas ambulâncias durante o verão, que podem ser solicitadas pelo 0800-0090192. A empresa também oferece serviço de guincho pelo 0800-648 3903.
Limpeza
Há acúmulo de lixo em refúgios, principalmente no trecho da via em Capivari do Sul. A vegetação é baixa na maior parte da rodovia, mas há trechos com árvores à beira da estrada que prejudicam a visualização de placas verticais. Na parte urbana de Viamão, há locais com problemas pontuais de acúmulo de lixo.
O que diz a EGR
A EGR informou ter investido R$ 7,88 milhões em 2022 na RS-040, valor que integra um conjunto de investimentos de R$ 31 milhões nos últimos quatro anos. Em 2022, a pista recebeu melhoria na realização de fresa e nova camada asfáltica em segmentos alternados. A empresa diz que, em Viamão, os serviços foram feitos do km 45 ao 48 e do 49 ao 50. Em Capivari do Sul, o investimento ocorreu do km 54 ao 56, e no 61, sobre a ponte que corta o Rio Capivari, além do km 62 ao 64 e do 65 ao 67.
No km 64 houve a implantação de pista de espera com faixa de refúgio de conversão para melhorar o fluxo de veículos no local. Já em Balneário Pinhal, os reparos no pavimento foram executados no km 80 e do 82 ao 84, no Túnel Verde. Segundo a EGR, o planejamento técnico e a contratação da empresa que fará a construção de uma calçada às margens da rodovia está em fase final. Em outro segmento, a EGR já liberou a pista auxiliar, com a nova pintura no local.
A EGR destaca ainda a implantação de 21 pontes aéreas para facilitar a travessia segura de animais que vivem em árvores e que utilizam preferencialmente as copas ao longo de suas vidas. As passagens foram instaladas neste ano em seis zonas críticas da ERS-040, entre o km 13 e o 16, no km 21 e entre o 39 e o 42, ambos em Viamão. O investimento foi de R$ 399 mil.
O que diz o Daer
O Daer informou ter investido R$ 5 milhões nos dois últimos anos no trecho entre o km 0 da rodovia e o entroncamento com a ERS-118. O valor integra uma série de intervenções em melhorias no asfalto e do sistema de drenagem da rodovia, com foco nos pontos avaliados como críticos.
Essas ações são realizadas rotineiramente, mediante vistorias da equipe técnica do Daer e, conforme a disponibilidade de recursos estaduais. Ainda segundo o Daer, nos próximos meses, a rodovia receberá serviços de manutenção rotineira dentro do orçamento a ser definido para 2023.