Agito ou calmaria, praias de água salgada ou doce. O que não faltam, no Litoral Sul, são opções para que os veranistas possam aproveitar as férias. Com a flexibilização das medidas sanitárias e o avanço da vacinação contra a covid-19, a expectativa de gestores municipais e empresariado da região é de se reaproximar do movimento de turistas considerado tradicional, que acabou impactado pela pandemia.
Cidades como Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar têm em comum a aposta nas melhorias de infraestrutura em suas praias. Novos projetos, parcerias entre os setores e iniciativas da comunidade têm tornado os pontos turísticos desses municípios mais atrativos.
Com o início da alta temporada se aproximando, as autoridades locais precisam correr contra o tempo para divulgar suas atrações, agilizar serviços e solucionar problemas crônicos que possam atrapalhar o veraneio. GZH fez uma blitz por esses locais e conta como estão os preparativos para o que pode ser considerado o verão da retomada.