A plataforma de Atlântida voltou a receber público após a ressaca que atingiu o Litoral Norte no último fim de semana. Na manhã desta terça-feira (9), por volta de 7h30min, já havia pescadores e visitantes no local.
Nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, o mar agitado fez com que a administração fechasse a estrutura em razão das fortes ondas, que chegaram a quatro metros de altura. Contudo, conforme o presidente da Associação dos Usuários da Plataforma de Atlântida, José Luís Rodrigues Rabadan, não houve danos no local.
— Tinham algumas poças de água, mas isso é normal em ressaca, porque sempre uma crista de onda acaba respingando. Eu achei que o nível do mar não foi alto desta vez. Não achei uma ressaca muito forte, não. Já vi ressacas bem piores — relata.
Em 2019, as fortes ondas derrubaram parte da mureta da plataforma. Em 2016, outra ressaca no mar causou a interdição do braço norte até o final de 2017. Mas a pior de todas foi em 1997, quando o braço sul foi derrubado pelas ondas — e nunca mais reconstruído.
Morador de Farroupilha, Adílio de Costa, 33 anos, caminhava em direção à plataforma com a esposa e o filho pequeno na manhã desta terça.
— Nunca entrei aqui. Hoje vai ser a primeira vez. Nem sabia que estava fechada antes. Consciência vir no dia em que está aberta, então. Vou ali fazer umas fotos — disse.
Para visitar, o ingresso custa R$ 8 e dá direito a duas horas de permanência.
Dimensões da plataforma:
- Espigão (braço principal): 350 metros
- Braço norte: 70 metros
- Largura: 5 metros
Demais plataformas não fecharam
Em Cidreira, o presidente da plataforma local, Jone Antônio de Lima, disse que a estrutura não chegou a ser fechada durante a ressaca no mar, mas que não havia procura por visitantes e pescadores. Em Tramandaí, a plataforma já recebeu público.
— Não chegamos a fechar. Tivemos visitas com o acompanhamento de funcionários — conta o presidente da plataforma, Hélio Cláudio de Camillis.
As plataformas de Cidreira e de Tramandaí são mais altas do que a de Atlântida. Por esse motivo, não houve a necessidade de fechamento ao público.