Instaladas para facilitar a passagem de veranistas até a faixa de areia das praias, as passarelas de madeira construídas sobre as dunas se tornaram essenciais no Litoral Norte. Até por isso, as prefeituras têm investido na instalação de novas e na recuperação das mais antigas. GZH circulou pelas praias de Tramandaí, Imbé, Atlântida, Xangri-Lá e Capão da Canoa e encontrou bom estado em todas.
Em Tramandaí, as passarelas ganharam grande reforma em 2018 e 2019, com recursos próprios. A meta é construir, pelo menos, mais uma nova e no modelo com bancos no alto dela, até a próxima temporada.
Em Imbé, a prefeitura construiu três novas passarelas ao longo do ano passado, com recursos da Secretaria de Obras. A limpeza e manutenção são realizadas periodicamente.
Já Capão da Canoa, depois de enfrentar quatro ressacas ao longo de 2020, reformou 10 passarelas de acesso à areia. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, a obra não tem gasto público porque faz parte de um contrato com uma empresa de publicidade que reconstruiu as passagens e está construindo três novas. Elas serão usadas para a instalação de anúncios (patrocinadores). O contrato com a empresa segue até 2022, podendo ser renovado.
Igual situação ocorre em Xangri-Lá, que também mantém contrato até o final de 2020 com a mesma empresa de publicidade presente na vizinha Capão. A empresa é responsável por manter em bom estado as 54 passarelas das praias da cidade – que inclui Atlântida. Segundo o prefeito Celsinho Barbosa, que assumiu no início de janeiro, depois de uma reunião com a contratada, as passagens foram reformadas ainda na primeira quinzena deste mês. Outras três deverão ser construídas ainda nesta temporada – uma delas será na Avenida Jacuí, em Xangri-Lá, uma em Noiva do Mar e outra em Rainha do Mar.
Tramandaí
1 - Avenida Beira-Mar com Rua 12 de abril – passarela em ótimo estado. Ampla e limpa.
2 - Avenida Beira-Mar com Rua Dom Pedro II - passarela em ótimo estado, com duas possibilidades de entrada.
3 - Avenida Beira-Mar com Rua do Marisco – passarela em bom estado.
4 - Avenida Beira-Mar com Rua Antônio Tavares – passarela em ótimo estado, sem areia no caminho.
Imbé
1 - Avenida Beira-Mar próximo a Avenida Garibaldi. Entre o Quiosque do Pança e o Quiosque da Gê – apenas com duas tábuas quebradas numa das pontas.
2 - Avenida Beira-Mar próximo Guarita 130 – passarela limpa e em bom estado.
3 - Avenida Beira-Mar, bem na Avenida Carazinho – passarela em bom estado, com pouca areia a ser retirada em parte do caminho.
Xangri-Lá
1 - Avenida Beira-Mar com Rua Rio dos Sinos – passarela em ótimo estado.
2 - Avenida Beira-Mar com Avenida Rio dos Índios – passarela em bom estado.
Atlântida
1 - Avenida Beira-Mar com Avenida Central – passarela pintada recentemente. Ótimo estado.
Capão da Canoa
1 - Rua Moema com Rua Tiaraju – passarela reformada.
2 - Avenida Atlântica com Avenida Venâncio Aires – passarela recém construída. Em ótimo estado.