Mostardas, 29/01/2021
Por Jefferson Botega
A Lagoa dos Patos é a maior laguna da América do Sul, com 265 quilômetros de comprimento, 60 quilômetros de largura, 7 metros de profundidade e uma superfície de 10.144 quilômetros quadrados. Estende-se na direção norte-nordeste-sul-sudoeste paralelamente ao Oceano Atlântico, do qual é separada por uma península. Além dessa imensidão de água, ela nos proporciona um deleite visual. Essas imagens foram feitas na cidade de Mostardas, no sul do RS.
Tramandaí, 27/01/2021
Por Jefferson Botega
Variações sobre o mesmo tema.
A janela é do corredor do hotel onde estou hospedado, em Tramandaí. Fotografei a mesma abertura várias vezes. Queria fazer um exercício do olhar, a ideia era encontrar temas diferentes fotografando sempre do mesmo local. A janela nunca muda, mas o que avistamos por meio dela, sim.
Tavares, 25/01/2021
Por Jefferson Botega
São 19h26min. O sol acabou de se pôr, estamos em Tavares, município do litoral do RS, e as curicacas se reúnem na antena gigante no centro da cidade para seu repouso diário. O som emitido pela ave é único, tanto que seu nome popular é onomatopeico, semelhante ao som do seu canto, composto de gritos fortes. No Pantanal, ela é também conhecida como despertador.
Dê play no vídeo para curtir o som.
Mampituba, 21/01/2021
Por Jefferson Botega
Fomos a Mampituba nesta quinta-feira (21) para contar a história de um Santuário de Nossa Senhora Aparecida que fica no alto de um morro. O acesso é feito por uma passarela cuidadosamente construída para receber a visitação de fieis que vêm de vários lugares do Rio Grande do Sul, e até mesmo de outros Estados. A subida é íngreme e, para quem quiser chegar lá em cima, aconselho a preparar o fôlego, pois é bem puxado. Que bom que há recuos na passarela, onde é possível parar e recuperar o fôlego. Foi em um desses recuos que avistei esta cena bucólica, que ainda temos a sorte de avistar. Nosso interior é rico em cenas assim, basta estar atento para apreciá-las.
Arroio do Sal, 21/01/2021
Por Lauro Alves
Estátua? Eu realmente achei que se tratava de um ornamento, não vou mentir. Tive que chegar bem perto, porque o cão não se movia um centímetro sobre o telhado onde estava, em Arroio do Sal, na tarde desta quinta-feira (21). O motorista Paulo, que me acompanhava, também ficou na dúvida: "Será?", questionou. Quando o animal escutou o clique da câmera, finalmente me dirigiu o olhar — e a suspeita foi desfeita. Mas ele permanecia impassível, com a mesma postura e semblante sério, só interrompido para piscar os olhos.
Imbé, 19/01/2021
Por Jefferson Botega
"Mar limpo" é o assunto preferido dos veranistas. Você não precisa necessariamente passar em frente ao mar para saber que ele está limpo, pois, de uma forma ou outra, você vai ouvir falar sobre a água cristalina dele. E as fontes são diversas: do primeiro vizinho que foi ao mar e voltou encantado, da pessoa aleatória que passa em frente à casa comentando sobre a claridade da água, ou mesmo da amiga que te envia mensagem de outra praia, comentando sobre a perfeição da água e ausência de vento. E a melhor parte é poder tirar a prova pessoalmente, e rápido, pois de um dia para o outro a água pode não ser mais a mesma.
Tramandaí, 18/01/2021
Por Jefferson Botega
O pôr do sol desta segunda-feira (18) é a prova de que, por mais carrancudo que o tempo possa parecer, basta um único raio de sol para transformar o cenário.
Veja também
Este diário visual é dividido em capítulos semanais. Clique nas imagens para acessar as publicações anteriores: