Este diário visual está dividido em capítulos semanais.
As imagens e textos abaixo foram publicados entre 11 e 17 de janeiro de 2021. Para acessar conteúdos de outras datas, clique aqui.
Tramandaí, 17/01/2021
Por Jefferson Botega
A dança das nuvens em Tramandaí, na tarde deste domingo (17) de tempo nublado e com alguma chuva, foi editada com a técnica chamada time-lapse. Ela permite a captura de fotografias em um determinado intervalo de tempo (podem ser segundos, minutos ou às vezes até dias), que depois, na edição, serão transformadas em um vídeo.
Após o registro das fotografias, elas são convertidas em frames de vídeo, organizados em sequências de 24, 25 ou 30 por segundo. Depende da aceleração que melhor se adapta à composição que foi capturada. Para esse time-lapse que você viu, com duração de 40 segundos, foram necessárias cerca de 1,2 mil fotografias. O tempo de captura foi de mais ou menos quatro horas. O resultado: um balé de nuvens a inspirar o início da semana.
Três Forquilhas, 16/01/2021
Por Jefferson Botega
Neste sábado fui escalado por GZH para fazer imagens de um rali experimental, e não pude deixar de fotografar alguns paredões de montanhas emoldurados por nuvens e a bela cascata das Pedras Brancas, situados na cidade de Três Forquilhas. O município fica a 46 quilômetros da cidade litorânea de Torres, na área de Mata Atlântica, e para nossa sorte ainda preserva suas belíssimas paisagens naturais.
O passeio pelas pitorescas trilhas verdes do município acalma e alegra o espírito, além de encantar os olhos do fotógrafo e certamente de todos que têm a oportunidade de passar pelo local.
Torres, 16/01/2021
Por Lauro Alves
Na foto, o pássaro usa o vento ascendente que bate e sobe o Morro do Farol, em Torres, para se manter mais tempo no ar.
A gravidade nos esmaga e também organiza. Nos prende ao solo, mas também nos ensina a observar e a voar.
Imbé, 15/01/2021
Por Jefferson Botega
Parque de diversão para fotógrafo. Ir para um parque para fotografar é diversão na certa para um amante da fotografia. Me arrisquei a fazer imagens em um que está instalado aqui no Litoral, à beira do Rio Tramandaí, na praia de Imbé.
Trata-se do Park Tupã, esse que já fez parte da infância de muitas meninas e meninos. Brincadeiras como o Evolution, Crazy Dance, carrinho de choque, Kamikaze (o que mete mais medo na moçada), Delta, Montanha Russa, Trem-Fantasma e várias atrações para as crianças.
O local está repleto de adrenalina: gritos de crianças e adolescentes se misturam com o barulho dos hidráulicos dos brinquedos, e parece que com clima de praia fica mais divertido ainda. As pessoas estão ali, buscando emoção, e eu tentando capturá-las.
O parque itinerante mais famoso do sul do país está com 40 anos. Foi criado pelo catarinense Hugo Mayer na cidade de Camboriú, Santa Catarina, e hoje conta com duas unidades, uma em Santa Catarina e outra aqui no Rio Grande do Sul.
Mostardas-Tavares, 14/01/2021
Por Jefferson Botega
Para fazermos nossa pauta de hoje fomos na direção do litoral sul do Estado. Depois de mais de 150km de estrada, tivemos que seguir pela beira da praia. Quando percebi, estávamos em meio a um santuário de pássaros, entre Mostardas e Tavares, que é lar e refúgio para mais de 270 espécies de aves locais e migratórias. À beira-mar, estão as dunas. Depois delas, restingas e banhados. A riqueza natural atrai as aves em busca de descanso e alimento.
Precisamos ficar atentos à preservação desse lugar para que as aves continuem vivendo em paz, com a mínima interferência humana. Só assim elas permanecerão habitando ou, pelo menos, visitando o nosso território.
Tramandaí, 13/01/2021
Por Jefferson Botega
Depois do dia amanhecer com tons de cinza e bem rabugento, ele apareceu.
E eu aproveitei o finalzinho do dia para registrar o primeiro pôr do sol que acompanhei aqui no litoral. Começa hoje minha cobertura de praia para GZH e Zero Hora, e ele estava tão bonito que precisei fotografar.
Formas, cores, luzes e textura, todos os elementos que um fotógrafo precisa para fazer uma boa foto, estão em um pôr do sol. Então é quase que uma escolha certeira. Outro trunfo das luzes de final do dia, que nos atrai tanto, é que ela nunca se repete. Às vezes tem nuvens, às vezes está nublado, muitas vezes com o céu completamente limpo, e ele sempre lá, o astro, se exibindo todo, sempre querendo aparecer.
Lá foi ele, se exibir em outros pagos.
Obrigado, Sol!
Capão da Canoa, 13/01/2021
Por Lauro Alves
O vento sempre leva e traz, muda e molda o ambiente ao nosso redor. Estudamos e aprendemos isso. Mas, mesmo sem ter ido à escola, o cãozinho aí da foto soube identificar a parte mais confortável da faixa de areia – e, de quebra, delimitou o perímetro do distanciamento.
Torres, 12/01/2021
Por André Ávila
Hoje me despeço da cobertura no Litoral Norte com esta pauta no Parque Estadual de Itapeva, em Torres. Fiz o vídeo acima na semana passada, mas escolhi postar nesta terça-feira (12), no mesmo dia em que a reportagem foi publicada em GZH. A imagem dessa tranquilidade, com tudo estático à exceção do movimento das ondas, é uma bela despedida. Até a próxima!
Cidreira, 11/01/2021
Por André Ávila
Em dia com muito vento, não é raro ver guarda-sol voando pela beira da praia. A questão é estar com a câmera ligada, fotometrada e apontada pro lado certo.
Capão da Canoa, 11/01/2021
Por Marco Favero
Como este diário tem mostrado, fotógrafos estão sempre explorando os mais variados ângulos, lançando mão de diversos tipos de equipamentos. Como acontece todos os anos, hoje entrou um vento "nordestão", que agitou e alterou a cor do mar. Pensando em como poderia ilustrar essa situação corriqueira de maneira diferente, peguei minha GoPro com caixa estanque e dei um mergulho na pauta.