Este diário visual está dividido em capítulos semanais.
As imagens e textos abaixo foram publicados entre 4 e 10 de janeiro de 2021. Para acessar conteúdos de outras datas, clique aqui.
Tramandaí, 10/01/2021
Por André Ávila
Achados e perdidos. O fotojornalismo tem os dois pés cravados da realidade. Documentamos os fatos que acontecem, do jeito que acontecem. É uma fração recortada da realidade. Mas, para além do fato registrado, nos permite divagar com a imaginação que pergunta: quem planejou escovar os dentes na beira da praia? Ou, ainda: como vai escovar os dentes depois da próxima refeição? Podemos imaginar uma criança que caminha para casa quase mancando e, também, pais que, ouvindo o choro do filho, se olham e perguntam: onde tu guardou a chupeta?
Capão da Canoa, 09/01/2021
No fotojornalismo é importante estar preparado para registrar momentos nas mais variadas condições técnicas. Alguns fatos acontecem a uma distância muito grande do fotógrafo, como o caso dessa cena de salvamento feito pelos guarda-vidas de Capão da Canoa. Os banhistas resgatados estavam quase depois da arrebentação da última linha de ondas e para acompanhar a ação dos bombeiros foi necessário acoplar um duplicador. Este acessório aumenta o alcance focal da lente (no caso da pauta, era uma 70-200mm), possibilitando fotografar objetos que estão mais distantes. Embora ofereça essa vantagem, é um acessório que também cria alguns obstáculos, uma vez que ele dificulta o foco e fecha o obturador da lente, tornando-a mais lenta.
Tramandaí, 08/01/2021
Por André Ávila
Final de tarde com disputa na faixa de areia em Tramandaí, entre sol e sombras dos edifícios à beira-mar.
Capão da Canoa, 07/01/2021
Por André Ávila
Toda fotografia depende da luz. Por isso, fotografar na praia tem seus desafios: no turno da manhã, apesar da luminosidade bonita, o contraluz costuma ser bem forte e, por isso, perdemos muitos detalhes na imagem. Já perto do meio-dia, temos o que chamamos de sombra dura: quando a luz é tanta, que produz uma sombra muito forte, escondendo muita informação na foto. Essa imagem fiz às 10h25min, um horário em que já é possível ver parte dessa sombra, mas possibilita fugir desse contraluz. Consegue-se ver com mais clareza os detalhes da água do mar, do chapéu e o realce das cores, enquanto a sombra forma apenas a silhueta humana.
Capão da Canoa, 06/01/2021
Por Marco Favero
Alguns são gaúchos,
Muitos vêm de fora.
Buscando seu sustento
Unicamente nas vendas,
Lançam-se ao Litoral
Antes mesmo dos turistas.
Não desistem,
Toda a praia percorrem
Esses homens-loja,
São os ambulantes.
Tramandaí, 05/01/2021
Por André Ávila
Num dia nublado e com pouco movimento na areia, imaginei quais fotos poderiam traduzir esse clima. Usei a dupla exposição, quando duas ou mais fotos são usadas para formar uma única imagem, mesclando dois pontos de vista
Capão da Canoa, 04/01/2021
Por Marco Favero
Não costumo fazer votos ou lista de resoluções nas viradas de ano. Mas, depois de um ano como 2020, fica difícil não pedir por uma vacina contra o coronavírus. E depois de encontrar uma toninha, o tipo de golfinho mais ameaçado de extinção do litoral brasileiro, morta e enrolada em uma rede de pesca, não poderia deixar de desejar que a humanidade crie uma relação mais sustentável e respeitosa com o meio ambiente em 2021.