Este diário visual está dividido em capítulos semanais.
As imagens e textos abaixo foram publicados entre 28 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021. Para acessar conteúdos de outras datas, clique aqui.
Osório, 03/01/2021
Por Marco Favero
Acabou o feriado, é hora de pegar estrada. Amo esse ritual. Deslizar pela interminável faixa de asfalto e admirar paisagens tão efêmeras quanto os pensamentos que surgem e desaparecem no próximo posto de gasolina. No horizonte, fazendas, galpões anônimos, artesanatos, placas. Tudo tão único, monótono e familiar.
Imbé, 02/01/2021
Por André Ávila
O enquadramento do jovem e o mar, com uma extensão de água que se confundia ao azul do fim da tarde, chamou minha atenção. Quase como se tudo fosse uma coisa só, ainda mais com o reflexo na areia. Para conseguir essa união entre os elementos, usei a técnica "zooming", que consiste em usar uma baixa velocidade no obturador da câmera e alterar o zoom no exato momento em que se tira a foto. Assim, o ponto central da imagem (o homem) permanece nítido, enquanto os outros elementos todos se misturam no movimento da lente.
Capão da Canoa, 01/01/2021
Por Marco Favero
Para começar o ano de 2021, três chapéus de palha sobre três amigos na praia. Garantindo boas risadas e proteção do sol.
Capão da Canoa, 31/12/2020
Por Marco Favero
A virada do ano em um ano virado. Preferindo manter o distanciamento social durante o réveillon, alguns veranistas comemoraram dentro de seus apartamentos. Os balões de 2021 de costas para a rua são um resumo de 2020. Nunca passamos tanto tempo em casa, olhando pra dentro e recalculando o valor da vida.
Tramandaí, 31/12/2020
Por André Ávila
Caminhei pela praia pensando em como poderia ser a minha última foto de 2020. Para fazer justiça a este ano que foi o contrário do que todos nós desejamos, o avesso na imagem de uma caminhada ao ar livre me pareceu o ponto de vista honesto de uma despedida, e ponto de partida de uma expectativa para o que vem.
Capão da Canoa, 30/12/2020
Por Marco Favero
Dizem que a vida na Terra surgiu primeiro no mar, nada mais natural do que buscar reencontros com ele. Cada onda que abraça as canelas é como o ponteiro do relógio que avisa: o ano está acabando.
Tramandaí, 29/12/2020
Por André Ávila
O veraneio visto de cima quase faz esquecer das preocupações atuais aqui embaixo. Neste ano, além do mar, da areia e do sol, temos também um vírus à espreita.
Capão da Canoa, 28/12/2020
Por Marco Favero
Começou a temporada de verão e com ela a cobertura especial de GZH. Isso tudo em meio à pandemia, que obrigou tantas mudanças em nosso jeito de viver. Estava curioso para saber quais adaptações os banhistas iriam criar. A delimitação de um perímetro na areia foi a primeira que encontrei neste veraneio.