Com o aumento de público em razão do feriadão de Réveillon, a prefeitura de Capão da Canoa decidiu ampliar as restrições para evitar aglomerações durante as madrugadas. De acordo com o decreto publicado nesta terça-feira (29), comércios não essenciais terão de ficar fechados entre à 1h e as 9h. Se encaixam nessa categoria bares, restaurantes e pubs, por exemplo. O estabelecimento que não cumprir a regra poderá receber multa de até R$ 21.638,00, que corresponde a 200 PTMs (Padrão Tributário Municipal), e até mesmo ser interditado. Antes, o valor máximo de multa chegava a R$ 1.081,9.
— O fechamento à 1h já está em vigor pelo decreto estadual. Mas a regra estadual não estabelece horário de abertura. Então, alguns lugares estavam fechando a uma e abrindo às 2h, por exemplo — conta o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Everson Michel.
A prefeitura garantiu ainda que realizará fiscalizações junto com a Brigada Militar.
— Sabemos que é difícil, mas a ideia é fazer com que as pessoas à 1h vão para suas casas — ressalta Michel, ao dizer que o decreto mais rigoroso precisou ser editado em razão de aglomeração verificada no domingo à noite e pela previsão de chegada de turistas.
— Não existe desejo de sair multando, mas a gente tem que dar uma reposta, porque a gente é cobrado por outros órgãos, como o Ministério Público, por exemplo — pondera.
Na orla, a prefeitura também pretende realizar fiscalização. Durante a noite de Réveillon, a faixa de areia ficará liberada, desde que as pessoas usem máscaras e respeitem o distanciamento entre grupos familiares.
— Hoje a gente já viu que a coisa vai ser difícil — complementa Michel, ao relatar o grande movimento na faixa de areia verificado nesta terça-feira.