A terça-feira (29) de sol, mar com bandeira amarela, pouco vento e temperatura de 25°C atraiu banhistas para a faixa de areia de Tramandaí, no Litoral Norte. No início de uma temporada marcada pela pandemia, o distanciamento entre os guarda-sóis foi a forma encontrada por muitas famílias para curtir os últimos dias de 2020 na praia sem aglomerações.
Apesar da distância entre os grupos que aproveitam a beira-mar, o uso de máscara ainda é tímido no litoral gaúcho. Os idosos, sejam no calçadão ou na areia, são os mais prevenidos.
— Nem pensar em vir sem máscara. Estava com medo de vir até a praia, mas só de estar aqui, caminhando, a gente já fica bem — conta Noêmia França Palhano, 92 anos, que circulava com a filha, Eulita Palhano Martins, 63 anos, no final da manhã.
Noêmia veio em 23 de dezembro de Carazinho, no Norte, para visitar a filha que mora em Tramandaí. Mas foi só na segunda-feira (28) que tomou coragem de ir até a faixa de areia.
— A preocupação é muito grande. Só tiro a máscara caso eu vá comer alguma coisa. E passo muito álcool gel — conta a idosa, que se acomodou em um guarda-sol isolado dos demais.
Mãe e filha não se viam desde o Natal de 2019. Para receber Noêmia, os filhos de Eulita — que vieram até o Litoral Norte durante o último feriadão — foram proibidos de ir a praia:
— A regra era que podiam vir, desde que não viessem para a areia enquanto minha mãe estivesse aqui. Temos a vida inteira para curtir a praia, agora o foco é o cuidado com a minha mãe — afirma Eulita, que vive há três anos com o marido em Tramandaí.
Entre os banhistas mais jovens, o uso de máscara é ainda mais raro. Por volta do meio-dia desta terça, a cabeleireira Alice Balbinot e a pedagoga Rovana Silocchi, ambas de 24 anos, circulavam com a proteção:
— É o mínimo que a gente pode fazer pelos outros. Já peguei covid e não parei de me cuidar — garante Rovana.
Num grupo de quatro casais, as amigas alugaram uma casa com piscina em Tramandaí e afirmam que pretendem ficar mais na residência do que na praia:
— Eu vim com uma certa insegurança. Podemos desopilar, mas manter todos os cuidados — conta a pedagoga, que contraiu a doença em dezembro, mas está recuperando o paladar.
O grupo chegou na segunda-feira e fica até o próximo domingo (3).
— Usar a máscara é algo tão simples. Trazer álcool gel também. Se cuidar é a parte mais fácil — considera Alice.
O secretário de Turismo de Tramandaí, Rojoel Amaral, estima que 200 mil pessoas já estão na cidade, de 52 mil habitantes, para o feriado de Ano-Novo. O número deve aumentar até quinta-feira (31).
Amaral explica que não há regras específicas com restrições para uso da faixa de areia. As equipes da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal da prefeitura estão circulando e orientando os banhistas sobre os cuidados sanitários para evitar contágio do coronavírus. Os servidores se dividem entre as praias de Tramandaí, Nova Tramandaí e Oásis.