As autoridades catarinenses preveem praias lotadas no feriado de Ano-Novo apesar da pandemia de coronavírus e de todas as regiões de Santa Catarina estarem sob nível gravíssimo de contágio, segundo o último mapa de risco divulgado pelo governo estadual.
Registros do Corpo de Bombeiros de SC feitos na manhã desta terça-feira (29) já demonstram grande movimentação em praias como Campeche e Matadeiro, em Florianópolis, e em Bombinhas, no litoral norte.
— A Praia do Campeche, está sendo hoje o dia mais movimentado desde a pré-temporada. Mas ainda há um espaçamento entre as pessoas. Não estamos tendo concentração. Nosso entendimento é de que os turistas ainda não chegaram, mas estão chegando — diz o coronel Cesar Nunes, comandante da 1ª Região dos Bombeiros, que abrange todo litoral catarinense.
Conforme Nunes, no começo da tarde desta terça-feira, havia 30 quilômetros de lentidão na BR-101 em direção a Florianópolis:
— Temos muito arranca e para na BR-101, muitos carros com bicicletas que estão chegando nas praias. O público de hoje ainda é mais nativo e local, o grosso dos turistas está chegando e vai para poucas praias, como Garopaba, Florianópolis, Laguna, Balneário Camboriú e Itapema. O litoral vai encher, não temos dúvida disso. Esperamos que as pessoas observem os protocolos de afastamento e uso de álcool gel —_ orienta o coronel.
O Corpo de Bombeiros deve começar a intensificar o monitoramento de aglomerações. Cumprindo uma decisão judicial, o governo do Estado publicou uma portaria na noite de segunda-feira (28) sobre a ocupação de hotéis, pousadas e albergues, a abertura de casas noturnas, pubs e casas de shows e a realização de eventos sociais em Santa Catarina durante a pandemia de Covid-19.
Segundo a determinação judicial, a ocupação de hotéis, pousadas e afins deverá ficar restrita a 30% da capacidade do estabelecimento nas regiões em nível gravíssimo do Mapa de Risco Potencial. No nível de risco grave, a ocupação pode chegar a 60%. Nas situações de nível de risco alto, a ocupação máxima é de 80% da capacidade. A ocupação plena, com 100% da capacidade, fica liberada apenas nas regiões em nível de risco moderado. O governo cararinense vai recorrer da decisão.
Segundo a última atualização do mapa de risco, feita na quarta-feira (23) da semana passada, todas as regiões catarinenses estão sob nível gravíssimo para coronavírus. No último sábado (26), o Estado ultrapassou os 5 mil mortos pela doença.