O sol entre nuvens e o vento leve ajudaram a lotar a Lagoa do Bacupari (também conhecida por Bacopari), em Mostardas, no Litoral Norte, a 7km do mar, nas primeiras horas deste domingo (9).
As águas calmas e límpidas da lagoa atraem, inclusive, os amantes dos esportes náuticos sem motor, como caiaque e stand-up paddle, e que não atrapalham as brincadeiras de crianças e adultos.
Além da área mais aberta da lagoa, que recebe veranistas e turistas de um único dia, há pelo menos mais dois trechos entre juncos disputados por quem prefere os espaços mais tranquilos. E foi num deles que os 10 integrantes da família Gasperin optaram por curtir o final de semana.
Para garantir a quase exclusividade, a turma chegou antes das 9h e instalou-se numa ilhota de frente para a lagoa.
— Esta é a nossa primeira vez na lagoa, optamos por ela pela tranquilidade para trazer os meus dois netos — comentou a industriária Márcia Gasperin, 50 anos, matriarca da família.
Por volta das 10h30min, quando os termômetros marcavam 25°C, parte da turma já aproveitava para se refrescar na água. O filho de Márcia, o estudante Matheus Gasperin, 20 anos, o genro, Eduardo Rocha, 26 anos, e o compadre de Eduardo, Cristian da Silva, 30 anos, encontraram espaço até para jogarem bola. Momento propício para brincadeiras, malabarismos e rodadas de futevôlei entre os amigos.
— Só diversão antes de pegarmos a estrada de volta — resumiram os três.
Segundo a Somar Meteorologia, o forte calor dos últimos dias dará uma trégua. Em Tramandaí, Xangri-Lá e Capão da Canoa as máximas não deverão passar dos 24ºC.
Na segunda-feira (10), deverão ocorrer pancadas isoladas e sem intensidade apenas no litoral gaúcho. A explicação está nos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa, e também em áreas de divisa com Santa Catarina. Em ambas as áreas, serão pancadas isoladas e sem grande intensidade.