A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (7) os locais impróprios para banho no Rio Grande do Sul. Há três semanas consecutivas, há oito locais onde a recomendação é não entrar na água, sendo cinco deles em Pelotas, no sul do Estado.
Os locais impróprios ficam em balneários de água doce. No litoral gaúcho, todos os pontos analisados pela Fepam apresentam condições para a entrada dos banhistas.
Em relação ao relatório passado, deixaram a lista de locais impróprios a Praia do Cassino, em frente à Rua Goiás, em Rio Grande, e o Balneário Santo Antônio, em frente à Rua Bagé, em Pelotas.
A cada semana, 92 locais são analisados. A lista completa pode ser acessada neste link. Veja abaixo a lista dos pontos que apresentaram problemas (os pontos novos estão marcados com asterisco).
Confira os locais impróprios para banho :
- Osório – Lagoa do Peixoto
- Pelotas – Balneário Valverde, no Pontal da Barra
- Pelotas – Balneário Santo Antônio, em frente ao Hotel Praia Laranjal
- Pelotas – Balneário dos Prazeres, em frente à estátua de Iemanjá
- *Pelotas – Totó
- Pelotas – Colônia Z-3
- São Jerônimo – Praia do Encontro, no Rio Jacuí
- *Tapes – Balneário Rebelo
Realizado desde a temporada 1979-1980 pela Fepam, o relatório de balneabilidade atesta a capacidade de um local de possibilitar banho, atividades esportivas e recreação de contato primário com a água. A balneabilidade é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliformes presentes na água.
Os boletins informativos serão divulgados em todas as sextas-feiras, até 28 de fevereiro. O mapa de balneabilidade também pode ser visualizado neste site.