Quem folgar no feriadão da República e tomar o rumo do litoral norte do Rio Grande do Sul, a partir da próxima sexta-feira (15), poderá perceber algumas novidades preparadas pelos municípios para receber os veranistas na temporada que está prestes a começar. Com maior ou menor nível de investimento, as principais praias gaúchas apostaram em novas obras de infraestrutura ou em melhorias nas já existentes. É o que constatou GaúchaZH ao percorrer os sete maiores municípios do Litoral Norte — Palmares do Sul, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa e Torres — entre os dias 6 e 7 de novembro.
Canteiro de obras até o verão passado, a orla de Tramandaí é uma das grandes novidades desta temporada. O novo calçadão, inspirado no de Copacabana, no Rio de Janeiro devido do desenho das ondas no chão, está quase pronto. O local nem de longe lembra o acumulado de restos de caliça que tomavam o cenário no início de 2019. O plano da prefeitura é encerrar a colocação das pedras e a construção de quadras de esporte até o dia 20 de dezembro.
Capão da Canoa, que na temporada passada também entregou aos veranistas um novo calçadão, para este verão decidiu investir do outro lado da RS-389, a Estrada do Mar. A grande aposta do município para atrair os veranistas é o chamado Parque Náutico Lagoa dos Quadros. Um trapiche que estava abandonado foi renovado e um trecho de calçadão foi construído em um terreno próximo ao Marina Park. A prefeitura espera que a área, com espaço para food trucks e a exploração de esportes náuticos, seja alternativa ao mar. No centro do município, uma obra da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) obrigou a interrupção de várias vias, como a Avenida Beira-Mar. O encanamento antigo estava sendo substituído por novos quando GaúchaZH visitou o local. A obra, necessária para amenizar o problema crônico da falta de água em períodos de pico, como no Réveillon, deixou desnível nas vias, que devem ser recuperadas até o início do verão, segundo a prefeitura.
Por que fizemos esta matéria?
Todos os anos, antes do início da temporada de verão, ZH se propõe a verificar as condições de infraestrutura dos principais destinos dos veranistas no Litoral Norte e checar com as prefeituras eventuais investimentos em obras e atrações. Uma equipe de reportagem observa calçadões à beira-mar, situação das ruas e avenidas, ciclovias, parques e praças, além das condições das guaritas dos guarda-vidas. Habitualmente, são verificados os balneários de Tramandaí, Imbé, Atlântida, Capão da Canoa e Torres. Este ano, foram incluídas praias mais ao Sul, como Quintão e Cidreira.
Em Torres, a prefeitura restaurou os molhes do Rio Mampituba, que tinham passado por processo de erosão. Com a obra já concluída, é possível aos turistas caminhar até o farol, localizado na margem gaúcha da estrutura. Cidreira trocou a iluminação do calçadão próximo ao Bar Azul, onde foram construídas novas estruturas em madeira, como bancos e pergolados.
As chuvas dos últimos dias atrasaram a conclusão de algumas obras, como a do calçadão de Tramandaí. Em Imbé, a prefeitura corre para concluir o canteiro central da Avenida Beira-Mar. O mau tempo também aprofundou outro problema crônico das praias gaúchas — os buracos nas vias. Quem circula entre o balneário de Quintão, em Palmares do Sul, e Tramandaí deve ter atenção na RS-786, a Interpraias. Um dos piores trechos da pista fica entre Cidreira e Oásis Sul e Nova Tramandaí. As guaritas dos guarda-vidas este ano não sofreram tanto com a ação de vândalos — com algumas exceções, estão em bom estado de conservação. Também não houve grandes ressacas do mar, o que poupou as estruturas dos calçadões.
Veja, a seguir, a situação de cada uma das praias.
Atlântida
- Na entrada da praia, pela Avenida Paraguassú, há uma rotatória com flores e folhagens.
- A praça do centrinho ganhou brinquedos novos, feitos em fibra e coloridos. No local, alguns quiosques em madeira estão com as estruturas danificadas, com vidros quebrados.
- Na orla, as passarelas de acesso à praia estão com madeiras quebradas e soterradas pela areia.
- A estrutura do restaurante Bali Hai, destruída por incêndio em agosto, está protegida por tapumes. Uma decisão da Justiça Federal suspendeu a reforma. No processo, o Ministério Público Federal alegou que a área é de domínio da União Federal e de uso comum, considerada de preservação permanente. Pede, inclusive, a demolição da obra e recuperação do espaço ambiental. Os proprietários do estabelecimento irão recorrer da decisão.
- Mais próximo da plataforma de pesca, há problemas nas passarelas, que apresentam madeiras quebradas e estruturas parcialmente soterradas pela areia.
O que diz o prefeito de Xangri-Lá (munícipio onde fica Atlântida), Cilon Rodrigues da Silveira:
"Uma empresa irá fazer a reforma das passarelas de madeira e construir novas. Vamos começar em 20 de novembro. O problema de se antecipar demais (as obras) é o vandalismo. Há pessoas que quebram as madeiras das passarelas e depredam guaritas dos guarda-vidas. Estamos preocupados com o excesso de chuva nesse período em que temos de incrementar o serviço de recuperação de beira de praia, com capina e roçada. Mas vamos trabalhar para chegarmos no início da temporada com tudo em dia. Na praça do centrinho de Atlântida, colocamos os brinquedos e vamos também melhorar o campinho de futebol. Sobre os quiosques, os proprietários foram chamados para que deixem as estruturas em dia. Aqueles que não recuperarem terão de retirá-las. Sobre o Bali Hai, como é área de patrimônio da União, o município não pode interferir."
Capão da Canoa
- A novidade é o Parque Náutico às margens da Lagoa dos Quadros, que deve ser inaugurado até 15 de dezembro. O acesso é pela Estrada do Mar, próximo ao Marina Park. A prefeitura promete passeios de helicóptero, aluguel de caiaque e stand up paddle, além de áreas para food truck e eventos. O trapiche foi reformado, há um pergolado de madeira e um calçadão.
- Na orla à beira-mar, o calçadão está bem conservado. As quadras de esporte estão em boas condições. Estruturas de pergolado estão pintadas.
- A ciclofaixa, ao longo de toda a Avenida Beira-Mar, apresenta alguns trechos com pintura fraca, mas de forma geral está em boas condições.
- Praça do Farol tem brinquedos em boas condições.
- No acesso à praia pela Ararigbóia, não há mais sinaleira. Uma rotatória foi construída com a intenção de melhorar o fluxo de veículos.
- A Corsan realiza obras em várias ruas do centro para troca da rede de distribuição de água. Várias vias estão com tráfego interrompido e há desníveis no asfalto.
O que diz o secretário da Administração de Capão da Canoa, Raphael Machado Ayub:
"Investimos R$ 1,1 milhão em nosso Parque Náutico Lagoa dos Quadros. É nossa grande aposta para o próxima temporada. O município estava com a posse daquela área abandonada. Revitalizamos todo o trapiche, refizemos as colunas, construímos um calçadão de 1,2 mil metros quadrados. Fizemos a rede elétrica, que não existia. Estamos finalizando o chamamento público para que uma ou várias empresas possam explorar o local. À beira-mar, estamos fazendo a manutenção, vamos revitalizar o paisagismo da orla em quase 100%. A ideia é que se gaste R$ 40 mil. Estamos instalando algumas passarelas sobre as dunas. Boa parte das guaritas já foi revitalizada. Ainda, está em licitação para substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED — ao menos no Centro, deve ocorrer até o início da temporada. As obras da Corsan nas ruas do centro têm o objetivo de trocar o encanamento, que era muito antigo. Isso faz com que a pressão da água estoure os canos. Com essa obra, a intenção é que não falte água em períodos como o Natal e o Ano-Novo, problema histórico do nosso município. Até 12 de dezembro, todas as obras serão concluídas e a própria Corsan será responsável por tapar e fazer o recapeamento das vias."
Cidreira
- A entrada do município conta com novas instalações em madeira, como pergolados e bancos.
- No trecho de calçadão João Carlos Pereira Rios, conhecido como Bar Azul, funcionários concluíam as novas estruturas de madeira, também com bancos, lixeiras e canteiros com flores. Todo madeiramento é novo.
- As lâmpadas velhas foram trocadas por outras de iluminação de LED.
- O mesmo tipo de estrutura em madeira foi utilizada no Largo da Praça José Berger, onde fica a Concha Acústica, no centro do município. Há balanço, bancos, pergolados novos.
- No Kanitã, trecho de calçadão maior do que o que o do Bar Azul, os bancos são antigos, em cimento — ali, não houve obras de revitalização e as madeiras das plataformas de acesso à praia estão velhas e algumas se despregando.
- Alguns chuveiros não estão funcionando.
O que diz o prefeito de Cidreira, Alex Contini
"Estamos iniciando as obras no calçadão da Avenida Mostardeiro, no bairro Costa do Sol. Terá cerca de um quilômetro de extensão. No calçadão Kanitã, estamos iniciando a obra da pista de skate, vai entrar verão adentro. Por enquanto, não vamos colocar as estruturas de madeira (semelhantes às do calçadão do Bar Azul) porque faremos essa obra. Depois, vamos revitalizar toda área ao redor. Em 2019, fizemos 1,3 quilômetro de calçadão, do bairro Nazaré até o posto 24 horas, trocamos, em média, 3 mil metros de rede de iluminação pública nos locais principais e instalamos o letreiro 'Seja bem-vindo a Cidreira'. Também fizemos mais de 20 levantamentos de ruas para pavimentação. Estamos preparados para entrar o verão, com todas as estruturas à espera da comunidade."
Imbé
- Há muitas obras na Avenida Beira-Mar. O canteiro central está em construção. Os motoristas devem ter atenção no trecho próximo à Rua Bento Gonçalves, onde há desvio no trânsito na direção da ponte sobre o Rio Tramandaí.
- Toda a Praça Lourdes Rodrigues está em obras. As pedras do calçamento ao redor da praça estão sendo posicionadas. Há muita areia sobre a avenida e na área da praça.
- O trecho dos bares e quiosques, muito usado por pescadores, próximo à barra, está limpo e em boas condições.
- O calçadão da Avenida Beira-Mar, concluído na temporada passada, está conservado, porém, há muita areia sobre a estrutura.
- No chamado Braço Morto, a área de lazer estava em bom estado de limpeza, mas os pedalinhos estão com a pintura envelhecida. O mesmo ocorre com os brinquedos do parquinho. Além disso, um dos balanços está danificado. Há banheiros químicos no local.
O que diz o prefeito de Imbé, Pierre Emerim da Rosa:
"Temos obras da ponte sobre o Rio Tramandaí até a praia de Imara. São obras estruturantes para a cidade. Na Beira-Mar, no ano passado, concluímos o calçadão. Agora, estamos terminando o canteiro e fazendo a nova praça Lourdes Rodrigues, em uma área onde só tinha areia. Esperamos que fique pronta até o início do veraneio. A chuva atrapalhou bastante, mas acho que vai dar tudo certo. Pelo menos a parte mais importante, do canteiro, onde haverá uma ciclovia, esperamos que fique pronta até dezembro. Com a mudança no trânsito da Beira-Mar, faremos com que o fluxo da Barra seja diminuído consideravelmente. Geralmente as pessoas comentam que os municípios do litoral deixam para fazer obras no início do verão. No nosso caso, nunca paramos de fazer obras nos 12 meses. Sobre a areia no calçadão e na avenida, duas escavadeiras estão trabalhando para fazer o rebaixamento da faixa de praia para evitar que suba no calçadão. Cada vez que a areia sobe, levamos uma semana para limpar."
Quintão
- Em razão da chuva dos últimos dias, há vários problemas de buracos na Avenida Esparta, a principal do balneário, e nas vias que levam ao mar.
- Na orla, a passagem para a praia em frente à Estação Rodoviária, é pelo meio das dunas. Os trechos em que há calçada à beira-mar necessitam de capina.
- Todos os chuveiros estão funcionando.
- O calçadão da Avenida dos Bancários, entre a Avenida Esparta e a orla, está limpo e em boa conservação. Também há lixeiras e bancos no local.
O que diz o prefeito de Palmares do Sul, município a que pertence Quintão, Maurício Muniz:
"Estamos deslocando, na semana que vem, as máquinas para o começo da limpeza. Estamos buscando uma empresa para limpar as ruas. São terrenos baixos, ruas com calçamento muito baixo. Somos obrigados a refazer muita coisa, mas o cobertor é curto. Estamos programando uma limpeza para amenizar as coisas. Sobre a iluminação pública, já destinamos uma caminhonete específica para Quintão. Estamos nos preparando para a Operação Verão. O calçadão da Avenida dos Bancários mantemos bem cuidado, mas há muitas travessas que precisam ser arrumadas. Assumi em julho (houve eleições depois da cassação do mandato do prefeito anterior), então, tudo é novo para a gente. Estamos fazendo parcerias e vendo em alguns municípios o que está dando certo para aplicar aqui."
Torres
- O projeto de recuperação dos molhes do Rio Mampituba permite que os turistas caminhem até o farol — a obra foi feita apenas do lado de Torres, o outro molhe pertence a Passo de Torres, em Santa Catarina.
- Na Avenida Barão do Rio Branco, no centro, funcionários pintavam o canteiro central.
- No Parque Estadual da Guarita, o pórtico em madeira é novo. No interior, placas de sinalização são novas e faixas foram pintadas no chão indicando estacionamento. Algumas lixeiras são velhas e estão danificadas. Os banheiros, embora relativamente novos, não têm porta no sanitário masculino com acessibilidade. No feminino, um espelho está quebrado. Os chuveiros na entrada também não estavam funcionando.
- Na Praia da Cal, uma estrutura de beach tennis é nova, com deque em madeira.
- Na Praia Grande e na Prainha, o calçadão está limpo e sem problemas de estrutura. A ciclofaixa no local, embora apresente trechos com pintura gasta, está em boas condições na maior parte do trajeto.
O que diz o secretário de Turismo de Torres, Fernando Nery:
"Esse ano, a gente conseguiu aplicar recursos, valorizando os pontos turísticos. Os molhes da barra do Rio Mampituba foram reestruturados. As pessoas, agora, conseguem caminhar até o farol. Foram gastos na primeira etapa da obra R$ 380 mil. Agora, faremos a pavimentação desses molhes. Acredito que não vamos começar agora para que não se tenha obras no verão. No morro do Farol, já foi feita licitação, vamos fazer o recapeamento do acesso e em toda a área do mirante. O Parque da Guarita passou por um processo de reestruturação: banheiros foram reformados e o pórtico de entrada foram reformados. Fizemos operação tapa buraco muito forte no acesso e no estacionamento. O pessoal já está no processo de reforma desse banheiro, com troca dos vidros das janelinhas, o espelho quebrados e a instalação da porta do box com acessibilidade. Sobre os chuveiros, vamos verificar se está com problema ou se estão apenas desligados."
Tramandaí
- Canteiro de obras até a temporada passada, a orla de Tramandaí é uma das principais atrações do Litoral Norte. Da Avenida da Igreja até o edifício Quebra-Mar, os trabalhos de revitalização estão muito avançados.
- O calçadão, nas cores preto e branco e com o desenho de ondas, inspirado em Copacabana, no Rio de Janeiro, está praticamente pronto — e muito bonito.
- Os pergolados estão sendo finalizados, com a instalação de bancos.
- As pistas de patinação e de skate estão prontas.
- Quadras esportivas e pequenas estruturas de arquibancada em concreto estão em processo de finalização.
- Na Praça General Müller, entre a Avenida da Igreja e a Avenida Fernando Amaral, a estrutura de dois pisos foi reformada e deve abrigar um centro de comando da Operação Golfinho.
- Do edifício Quebra-Mar até a plataforma de pesca, o calçadão ainda é antigo. Há pedras quebradas e algumas lixeiras de plástico, danificadas.
- As passarelas em madeiras sobre as dunas estão em bom estado de conservação, mas algumas estão cobertas por areia que obstruem o caminho.
O que diz o prefeito de Tramandaí, Major Gauto
"Devemos concluir toda a obra da orla até 20 de dezembro. Incluímos o 'Eu amo Tramandaí' na Beira-Mar, próximo à Rua Rubem Berta, que vamos entregar na metade de janeiro. Os brinquedos com acessibilidade devem chegar no início de janeiro e serão instalados nessa área. Até 20 de dezembro, as quadras estarão com redes e arquibancadas. A grama será plantada. Também vamos revitalizar, com pintura e iluminação, uma escultura em "V" (Janela para o futuro) na Beira-Mar. A ciclofaixa deveria ficar pronta até dezembro, mas a empresa que ganhou a licitação aguarda alteração do meio-fio para colocar a camada de asfalto e, depois, fazer a pintura. Enfrentamos vandalismo, com furto de fios de energia elétrica. Isso tem causado transtornos na Avenida Beira-Mar. A partir de dezembro, vou colocar um posto da Guarda Municipal no local. Já há uma casa destinada."