Além do protetor solar, guarda-sol e chimarrão, os veranistas do litoral gaúcho precisarão incluir no kit praia uma garrafinha com solução composta por metade de água doce e metade de vinagre para enfrentar a infestação de águas-vivas. Conforme informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), mais de 3,2 mil casos de queimaduras foram registrados somente neste sábado (29).
O coordenador da Operação Golfinho, tenente-coronel Jefferson Ecco, explica que as toxinas liberadas pela espécie provacam queimaduras, ardência e, dependendo do organismo da pessoa, dor de cabeça e ânsia de vômito. Ele relata, também, que o aumento expressivo no número de ocorrências deve-se a fatores climáticos e que a infestação afeta todo o litoral do Rio Grande do Sul.
— O nosso mar deu condições para essa proliferação. A corrente marítima está fraca e, as águas, quentes. Isso faz com que as colônias de águas-vivas cheguem com maior facilidade na beira da praia, na área dos banhistas, e aumente o número de acidentes — diz o tenente-coronel.
A diretora do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e marinhos (Ceclimar), Carla Osório, explica que as águas-vivas que causam acidentes mais sérios são as caravelas (que apresentam tentáculos azuis) e a hydrozoa (que tem tentáculo mais curto e em tom de rosa-alaranjado). Carla afirmou que, quando a presença destes animais está muito elevada, só há uma alternativa.
— Aí, o melhor é evitar o banho de mar para não se machucar. Porque, infelizmente, não temos como dar uma previsão de quando a infestação acabará— diz a diretora do Ceclimar.
Fui atingido: o que fazer?
1 - Saia da água imediatamente.
2 – Banhe a região atingida com vinagre por cerca de 10 minutos. Não tente remover os tentáculos esfregando toalhas ou areia.
3 – Remova suavemente os tentáculos ainda aderidos com a mão enluvada e com o auxílio de uma pinça. Lave mais uma vez o local com água e vinagre.
4- Ligue para 193 ou 192 se houver chiado no pulmão, dificuldade de respirar, lesões na pele longe do local atingido, desorientação ou inconsciência.