Uma iniciativa que mobiliza voluntários e entidades ligadas à defesa da acessibilidade completa nove anos devolvendo a pessoas com limitações de movimento a satisfação do banho de mar ou de água doce. Nesse clima de celebração pela jornada iniciada em 2011, o programa Praia Acessível para Todos lançou, neste sábado (29), sua temporada 2019 de atendimento gratuito ao público.
A abertura do calendário de atividades na Praia do Lami, zona sul de Porto Alegre, não foi por acaso. No local, durante todos os finais de semana de janeiro e fevereiro, entre 9h e 16h, haverá plantão para garantir que cadeirantes — ou pessoas com alguma dificuldades, como idosos — não saiam da praia sem curtir a água.
— Estaremos aqui com voluntários e cadeiras especiais esperando o público. É só procurar a bandeira amarela com a identificação da cadeira de rodas — diz o presidente da ONG Caminhadores RS, Rotechild Prestes.
Os banhos são possíveis graças a cadeiras anfíbias, especialmente desenvolvidas para essa finalidade. Leves e com rodas largas, que não afundam na areia e também servem como boias, flutuam na água com facilidade. Mais baixas, também permitem que o banhista fique com as pernas esticadas, uma posição mais confortável para a experiência na água.
Em ritmo já de feriado, a manhã deste sábado levou poucas pessoas à beira da praia do Lami. Quem fez a inauguração oficial da temporada de banho para todos foi o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa) — entidade apoiadora do programa — Nelson Khalil, 59 anos.
— Não é só um lazer, isso resgata a autoestima da pessoa. E o reflexo se dá em toda a saúde. Quantas pessoas que, depois de uma limitação, passam anos sem ter essa experiência? Depois que a gente experimenta, começa a se perguntar por que não existem mais iniciativas parecidas — diz Khalil, transplantado que usa cadeira de rodas elétrica por não poder fazer qualquer esforço.
Atividades no Litoral Norte e piscinas
Além dos plantões no Lami, o Praia Acessível para Todos passará por praias como Tramandaí, Capão da Canoa e Barra do Ribeiro (confira calendário abaixo). No dia 19 de janeiro, em Capão, o tema da ação será "Vamos Invadir sua Praia", com o uso de, pelo menos, 40 cadeiras anfíbias. A temporada 2019 termina no mesmo ponto de lançamento, a Praia do Lami, nos dias 22 e 23 de fevereiro.
— Aí, vamos ter a participação de muitos voluntários, uma parte da praia será fechada, teremos guarda-sóis dentro da água. Também teremos cerca de 40 cadeiras para as pessoas aproveitarem. Será outra grande atividade — prevê o presidente da ONG Caminhadores RS.
Coordenada pela ONG, a ação é apoiada pela prefeitura de Porto Alegre, pelo Comdepa e pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders). Mantida por meio de doações, a Caminhadores RS está sempre à espera de ajuda, tanto de materiais quanto de alimentação e transporte para os voluntários. Contatos pode ser feitos pela página no Facebook ou pelo Whatsapp (51) 9576-8984.