Empresas, associações e sindicatos podem fazer suas doações para o Natal do Bem até 6 de janeiro, quando se encerra a campanha no Rio Grande do Sul. Conforme o presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhard, a entidade se encarrega do recolhimento das doações em Porto Alegre e no Interior do Estado.
– A logística é por nossa conta, basta que as empresas façam suas campanhas de arrecadação e entrem em contato conosco que faremos o recolhimento – afirma.
O objetivo da campanha é vitaminar as contribuições de organizações com alto potencial de mobilização dos funcionários e clientes. Por enquanto, apenas cerca de 20% das 350 toneladas de alimentos arrecadados neste ano foram feitas por empresas. Bernhard vê espaço para que mais indústrias, lojas, supermercados e entidades de classes organizem ações de arrecadação entre seus públicos e nas comunidades onde atuam. Empresas de alimentos têm um incentivo a mais para contribuir: a isenção do ICMS para doações de parte da produção ao Banco de Alimentos.
A campanha Natal do Bem é uma iniciativa de RBS TV, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Rede de Bancos de Alimentos da Fiergs. Em quatro anos, já arrecadou 787 toneladas de alimentos. Essa doação representa 2,36 milhões de pratos de comida.
Como empresas podem participar
- Empresas em Porto Alegre podem entrar em contato com o Banco de Alimentos e solicitar o recolhimento das doações que arrecadarem.
- Para isso, basta ligar para o telefone (51) 3026-8020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e agendar o recolhimento. Também pode agendar a retirada pelo e-mail bancodealimentos@bancodealimentosrs.org.br. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, o contato deve ser feito apenas por e-mail.
- Não há custo da busca para quem faz a doação.
- Organizações do interior do Estado devem entrar em contato com o Banco de Alimentos mais próximo. A relação das entidades e os contatos estão no site www.redebancodealimentos.org.br/Unidades
Onde qualquer pessoa pode doar
Porto Alegre
-Na Zona Sul: RBS TV (Rua Rádio e TV Gaúcha, 189, bairro Santa Tereza), exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
-No Centro: Sede do Grupo RBS (Avenida Erico Verissimo, 400, bairro Azenha), exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
-Na Zona Norte: Banco de Alimentos (Avenida Francisco Silveira Bitencourt, 1.928, bairro Sarandi) e Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8.787, bairro Sarandi).
- Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, a entrega não poderá ser feita na Fiergs, apenas no Banco de Alimentos.
Interior
-Emissoras das RBS TV.
-Nos Bancos de Alimentos Associados e Núcleos Bancos de Alimentos.
O que doar?
- Qualquer tipo de alimento não perecível (feijão, farinha, açúcar, biscoitos, leite, macarrão etc).
Qual o horário de atendimento?
-De segunda a sexta-feira, em horário comercial.