Um mutirão do bem reuniu gaúchos e gaúchas ao longo deste sábado (15) em 68 municípios do Estado. Parte da ação Natal do Bem, promovida pelo Banco de Alimentos e RBS TV, a Cavalgada do Bem contou com o apoio de grupos relacionados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) a fim de recolher produtos para entidades abastecidas pela instituição. Em sua primeira edição, a Cavalgada contou com mais de 123 grupos tradicionalistas, que realizaram 121 cavalgadas e arrecadaram aproximadamente 80 toneladas de alimentos. Eles percorreram as ruas de Porto Alegre, Igrejinha, Cruz Alta, Erechim, Caxias do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Guaíba, Bagé, Pelotas e Santa Rosa , entre outros municípios.
Léo Pain, o vencedor do The Voice Brasil, se juntou à causa em Erechim, onde 100 cavalarianos passaram de casa em casa para arrecadar alimentos não perecíveis e transformar o Natal daqueles que mais precisam.
— Adoro andar a cavalo, inclusive tenho cavalo. Montar a cavalo para fazer uma boa ação, como é a ação Natal do Bem, é muito gratificante — comentou o cantor.
Outro vencedor do reality show, desta vez na versão Kids, também entrou na campanha. O pequeno Thomas Machado participou da Cavalgada de Caxias do Sul, que terminou com festa na praça central da cidade. Outros músicos tradicionalistas, como Joca Martins, foram padrinhos da ação.
Em Porto Alegre, a cavalgada contagiou a Zona Sul, nos bairros Lami e Belém Novo. Em Passo Fundo, os alimentos foram recolhidos à moda antiga: em malas de garupa. Em Cruz Alta, os cavalarianos se dividiram em grupos para se espalhar pelo município.
— Como a gente tem um pouquinho, reparte com os outros que não têm - disse uma moradora.
Em Guaíba, cada um dos 10 CTGs organizou um grupo que percorreu os bairros da cidade. Foi arrecadada uma tonelada de alimentos, que é suficiente para alimentar um asilo com 100 idosos durante um mês.
— Fico muito contente quando vejo alguém tentado fazer algo pelos outros, tá tão difícil hoje em dia, eu me sinto muito gratificado — declarou o comerciante Solismar Teixeira.
Os voluntários separaram algumas cestas para atender a pedidos especiais feitos ao Papai Noel. Eles pegaram algumas cartinhas escritas para o Bom Velhinho e foram à cavalo para realizar os desejos.
— Foi uma parceria que superou todas as nossas expectativas do Natal do Bem — avalia o presidente do Banco de Alimentos, Paulo Renê Bernhardt. — Em janeiro e fevereiro, são épocas em que reduz a doação. Isso vai nos reforçar para manter a mesma quantidade a todas as entidades que nós estamos atendendo já há três anos.
Iniciada em outubro, a campanha Natal do Bem já havia arrecadado 274 toneladas — sem contar os números deste sábado. Essa é a quarta edição da mobilização, que ao longo dos anos já somou mais 700 toneladas de alimentos distribuídos para mais de 900 entidades carentes.