Vai para a praia no feriadão de Carnaval e está curioso para saber como vai estar o tempo? Pois bem, o sol não deve predominar, porém também não deve ficar escondido o tempo todo. A sexta-feira (9) começa com tempo firme no litoral norte e sul do Rio Grande do Sul. No entanto, áreas de instabilidade atuam nessas regiões no final da tarde, provocando pancadas de chuva isoladas – por volta dos 3mm. A temperatura deve ficar alta. Xangri-lá, no Litoral Norte, pode marcar máxima de 32°C, e Capão da Canoa, 33°C.
A tendência é de que, no sábado (10), o tempo permaneça instável no litoral gaúcho. As precipitações, que devem ser fracas, serão registradas à noite. A previsão para o Litoral Norte é de calor: os termômetros em Capão da Canoa, por exemplo, chegam a 34°C.
As áreas de instabilidade se intensificam no domingo (11). No Litoral Norte, chove forte a partir da tarde, com volumes acumulados por volta dos 20mm. No Litoral Sul, as precipitações são fracas – não devem passar dos 10mm.
Já na segunda-feira (12), a expectativa é de chuvas mais intensas no Litoral Norte e no Litoral Sul, podendo chegar aos 30mm. Uma frente fria deve derrubar a temperatura, e as máximas não passam dos 27°C.
As condições para chuva diminuem na terça-feira (12), quando o predomínio será de sol em todo o litoral do Rio Grande do Sul. A temperatura fica amena – ainda devido à chegada de uma frente fria – e os termômetros não passam dos 22°C. O tempo na quarta-feira (13) fica parecido com a do dia anterior.
— Segue o predomínio de sol em todo o Litoral e a temperatura máxima fica por volta dos 24°C — afirma a meteorologista da Somar Amanda Souza.
Restante do Estado
O tempo firme ainda predomina em boa parte do Rio Grande do Sul na sexta-feira (9), influenciado por uma massa de ar seco. No final do dia, áreas de instabilidade passam a atuar em municípios do Norte, Nordeste, Região Metropolitana e do Extremo Sul. Na capital gaúcha, o sol vai predominar na primeira metade do dia e, a partir da tarde, a chuva ocorre em forma de pancadas isoladas – por volta dos 5mm. A previsão é de temperatura elevada, principalmente na Fronteira Oeste. Uruguaiana deve registrar a máxima do Estado: 37°C.
No sábado (10), o sol predomina na maior parte do Rio Grande do Sul, o que deixa a temperatura elevada. São Borja, na Fronteira Oeste, marca a máxima do RS no dia, 37°C. Nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai e na Região Sul, a manhã já começa com chuva. Ao longo do dia, essa instabilidade se espalha pelo território gaúcho, com a possibilidade de temporais no Oeste. Porto Alegre pode registrar pancadas de chuva isoladas.
As áreas de instabilidades ganham força sobre o Estado no domingo (11) e há risco para chuva forte, com volume elevado – por volta dos 30mm –, na Região Norte. A temperatura permanece alta. Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, Canoas, na Região Metropolitana, e Campo Bom, no Vale do Sinos marcam máxima de 35°C.
A tendência é de que a temperatura diminua a partir na segunda-feira (12). Iraí, no Norte, deve registrar a máxima do Estado, 29°C. O dia deve ser de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul. Os maiores volumes podem ser registrados no Extremo Sul e na Região Norte – chegando a 30mm.
O tempo firme retorna ao território gaúcho na terça-feira (13), com predomínio de sol em todas as regiões. A temperatura, no entanto, segue mais baixa do que as registradas no fim de semana. Iraí novamente registra a máxima do Estado: 28°C. Na quarta-feira (14), pouca coisa muda, e a previsão é de predomínio de tempo firme. Chove fraco apena no Noroeste. A temperatura máxima deve voltar para a casa dos 30°C e deve ser registrada em São Borja, na Fronteira Oeste.
Confira a previsão para algumas cidades nesta sexta-feira:
Capital: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 21°C e máxima de 35°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 31°C
Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 23°C e máxima de 31°C
Capão da Canoa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 23°C e máxima de 33°C
Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 23°C e máxima de 32°C
Pelotas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 21°C e máxima de 32°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 27°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 32°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 32°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 32°C
Uruguaiana: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 24°C e máxima de 37°C
Rio Grande: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 22°C e máxima de 31°C
Mostardas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 28°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 32°C
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 32°C
Florianópolis (SC): tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 21°C e máxima de 32°C
Balneário Camboriú (SC): tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 23°C e máxima de 33°C
Garopaba (SC): tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 27°C e máxima de 30°C
Imbituba (SC): tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 26°C e máxima de 30°C
Balneário Gaivota (SC): tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 22°C e máxima de 28°C
Condição do mar:
Rio Grande: mar calmo, com altura de ondas inferior a 1m. O vento sopra do quadrante norte, com intensidade de 18km/h
Capão da Canoa: mar calmo, com altura de ondas inferior a 1m. O vento sopra de nordeste, com intensidade de 20km/h