Mesmo com tempo meio nublado e temperaturas amenas, as praias de Canasvieiras e Ingleses, no norte da Ilha, receberam bastante gente na manhã deste domingo (19). Sinal que a temporada de verão já está começando. No entanto, uma situação incomoda: os banhistas têm que disputar espaço com entulhos na faixa de areia, que já está curta em função das constantes ressacas e a maré alta. A prefeitura promete recuperar as praias atingidas até 15 de dezembro.
Concreto, tijolos, ferro, madeira e sacos de areia estão sendo colocados por comerciantes e até moradores que ocupam a praia de Canasvieiras para conter o avanço do mar. Moradora do bairro, Marize Silveira, de 58 anos, reclama que não tem como andar na areia em dias de maré alta.
— Não é mais uma praia que a gente caminhava qualquer hora do dia. E o pessoal fazendo esse tipo de coisa na praia, então, só piora.
Um casal de turistas gaúchos que caminhava pela praia nesta manhã tomando chimarrão precisou se desviar dos entulhos para passar.
— Ficou meio grotesco, parece que passou um furacão aqui! — compara Beatriz Barcelos, de 31 anos, natural de Bagé (RS).
— Aquelas vigas ali são perigosas para o pessoal que anda descalço, alguém pode se machucar — alerta o companheiro dela, o Lucas Gonçalves, de 26.
Já nos Ingleses, no lado norte tem trechos que não há nada de faixa de areia. É impossível passar pelo trecho sem se encharcar.
Na terça-feira passada (14), a Defesa Civil de Florianópolis iniciou aos trabalhos de recuperação das praias mais atingidas pelo avanço do mar. Segundo a prefeitura, empresas contratadas estão no norte da Ilha limpando os escombros das construções danificadas pelas persistentes ressacas e marés altas. No entanto, neste domingo não havia nenhuma equipe nem em Canas, nem nos Ingleses.
De acordo com o diretor da Defesa Civil Luiz Eduardo Machado, serão quatro frentes de trabalho: retirada de entulhos e limpeza das faixas de areia em Canasvieiras, Ingleses, Brava e Matadeiro; recuperação, reposicionamento e restabelecimento da iluminação pública nas praias atingidas; estabilização de postos guarda-vidas em Canasvieiras, Brava e Matadeiro; e estabilização de decks de acesso público, principalmente nos Ingleses.
FOTOS: turistas disputam faixa de areia reduzida com entulhos nas praias de Florianópolis