Manter o cabelo livre, leve e solto durante todo o ano não é uma tarefa fácil. Afinal, a grande maioria das mulheres não nasceu com cabelos à la Gisele Bündchen. Essa dádiva foi, infelizmente, concedida a poucas. No verão então, nem se fala. É a época em que as mechas são judiadas pelo cloro da piscina, massacradas pela água do mar e torradas pelos raios solares.
- O contato do sol com o couro cabeludo e os fios provoca a liberação de radicais livres, que, em excesso, promovem o envelhecimento e a queda de cabelo - explica a terapeuta capilar Jacineli Menezes.
Mas calma lá, ninguém vai ficar careca até fevereiro. Ainda dá tempo de prevenir os danos e tratar os fios para minimizar os efeitos que acompanham a estação das altas temperaturas.
A dica número um é manter o cabelo sempre protegido e hidratado. Para isso, o uso de filtros solares específicos é fundamental. E se você, por acaso, nunca ouviu falar desses santos produtos, saiba que marcas nacionais e importadas já oferecem cremes capilares com proteção - em valores que podem variar de R$ 5 a mais de R$ 100.
Outro queridinho da estação é o óleo de argan - uma semente marroquina riquíssima em proteína, mas que exige cuidado de quem tem os fios oleosos. Ao longo do verão, especialistas ainda recomendam lavar o cabelo todos os dias, principalmente logo após um mergulho na piscina ou no mar. E para reparar as mechas ressecadas, ou prevenir as pontas duplas, as visitas ao melhor amigo de toda mulher devem ser mais constantes.
- O vento e a areia criam fissuras no fio, o que provoca a quebra. O cabelo precisa estar sempre hidratado - recomenda o cabeleireiro Emerson de Souza. - E quem costuma pintar ou descolorir, deve cuidar mais - finaliza.
Nos salões de beleza, uma série de tratamentos é capaz de dar vida às cabeleiras mais opacas. Os produtos trabalham com a reconstrução das mechas, dando a elas a reposição de proteínas e nutrientes perdidos nos dias de sol - o que deixa o cabelo mais elástico e evita que os fios se quebrem. Adepta aos procedimentos mais avançados há cerca de um ano, a estudante Laura Giovanella, 22 anos, atesta bons resultados.
- Notei uma diferença muito grande, meu cabelo está bem mais controlado e ficou muito mais fácil de cuidar até em casa - comemora Laura.
Seguir uma dieta balanceada é outra dica valiosa para manter as madeixas em dia. Um organismo saudável, alimentado com frutas e verduras e hidratado com muita água, irá refletir também na beleza dos fios.
DICAS
> Use um filtro solar específico para cabelo e reaplique o produto sempre que entrar na água
> Mantenha o organismo hidratado, tomando muita água e consumindo frutas e verduras
> Acrescente linhaça dourada na alimentação, pois a semente é rica em proteína, que auxilia na saúde do cabelo
> Lave o cabelo todos os dias, mesmo se não entrar no mar ou na piscina
> Use chapéu ou boné para não queimar os fios e o couro cabeludo
> Após o banho de mar ou o mergulho na piscina, lave o cabelo com água doce
SUCO DE NUTRIÇÃO CAPILAR
> Mamão
> Maçã
> 1 folha de couve
> 1 colher de linhaça dourada
> 1 pedaço de gengibre
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome pela manhã.