De Porto Alegre e Canoas para o grupo de personalidades latino-americanas LGBT+ reconhecidas pelo TikTok. Dois criadores de conteúdo da região fazem parte da lista de 14 “Vozes Visionárias” brasileiras selecionadas pela plataforma para marcar o Mês do Orgulho LGBT+ e incentivar nomes que se destacam na comunidade. Ao lado de artistas como a cantora Ludmilla, estão Rita D’Libra e Chris Gonzatti (saiba mais abaixo).
Ainda faz parte do time Grag Queen, natural de Canela e atual apresentadora da Ru Paul's Drag Race Brasil, a versão brasileira do reality de drags mais famoso do mundo. Os escolhidos foram divididos em três categorias. Rita e Chris fazem parte dos “criadores que fazem a diferença”, e Grag integra os “inovadores da indústria”. O último conjunto é o de “pequenos empreendedores”. Todos os nomes podem ser conferidos aqui.
Para a ONG Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade, que está há 22 anos atuando pelos direitos LGBTI+, a presença online é positiva para estimular o debate público sobre a cultura de respeito à diversidade. Mas a organização destaca que o ativismo individual deve também fortalecer a resposta coletiva aos problemas da comunidade.
— Visibilizando e apoiando o trabalho da sociedade civil organizada, das ONGs e coletivos. Esses grupos estão no dia a dia realizando o trabalho na ponta, atendendo as pessoas mais vulneráveis, disputando nossos direitos no judiciário, fiscalizando políticas públicas, e debatendo uma resposta comunitária, não apenas individual, aos problemas enfrentados por nós — sublinha o advogado e diretor executivo da Somos, Caio Klein.
Rita D’Libra, primeira drag queen intérprete de Libras nacional
Com 104,2 mil seguidores, Rita D’Libra é natural de Canoas, pedagoga e pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), atriz, bailarina e a primeira dragqueen nacional intérprete de libras. Atua na área da inclusão desde 2011, atualmente criando conteúdos que normalizam a aprendizagem da língua de sinais. Já traduziu shows de Gloria Groove, Pabllo Vittar, Iza, entre outros.
— Ser um LGBTIQAP+ no Brasil tem suas complicações. Porém, o TikTok sempre foi muito aberto à diversidade. Ser convidado para estar com eles em eventos, falar sobre minha história, me deixa muito feliz. Lá em 2020 eu não acreditava que poderia mudar a vida das pessoas, e hoje eu recebo um retorno tão lindo. Isso me dá mais força para sentir orgulho de quem sou — conta.
Chris Gonzatti, com quase meio milhão de seguidores
Mestre e doutor em Ciências da Comunicação, professor da Unisinos, criador da plataforma Diversidade Nerd, além de quadrinista e autor de livros acadêmicos, Christian Gonzatti chega a 436 mil seguidores no TikTok. Em seus conteúdos, discute questões de diversidade, gênero, sexualidade, mídia, cultura pop e política. É de Porto Alegre.
— Comecei a ver uma possibilidade de popularizar o conhecimento científico, tendo em vista que tem muita desinformação nessa área no contexto brasileiro. Além de ser um serviço social, como uma forma de entregar a minha produção à sociedade. E estar nessa lista do TikTok é um reconhecimento que possibilita ter credibilidade em relação ao meu conteúdo e também mobiliza, chega em pessoas que se transformam a partir dele, que acabam sendo afetadas positivamente por tudo isso — destaca Chris.