Com 14 minutos de fogos de artifício e muito pagode, 2024 chegou em grande estilo em Torres. Assim que o relógio marcou meia-noite, o público abriu as garrafas, brindou e tomou banhos de espumante. A cidade promoveu uma programação gratuita na Praia Grande entre a noite deste domingo (31) e a madrugada desta segunda-feira (1º) para recepcionar o novo ano — a maior do litoral gaúcho. A contagem regressiva ficou por conta da Turma do Pagode, que foi recebida com entusiasmo pelo público.
A praia lotou — a expectativa era de público recorde: cerca de 1 milhão de pessoas eram aguardadas na virada do ano na cidade, segundo a prefeitura de Torres. Turistas, veranistas e moradores compareceram com coolers, espumantes, pisca-piscas e muito alto-astral. A temperatura agradável e o tempo seco ajudaram a garantir a festa no Litoral Norte.
Uma sequência de shows embalou a noite: Claus e Vanessa foram os primeiros a subir ao palco, sendo seguidos pelo Pagode di Casa. À meia-noite, a Turma do Pagode conduziu o público a 2024, com um show pirotécnico. A comemoração seguiu na madrugada com o DJ Rômulo Guedes.
Ao longo do evento, fogos de artifício esporádicos despontavam no céu, mas a grande atração foi a queima de fogos na virada, que encantou o público. Milhares de câmeras apontadas para o céu registraram os belos e coloridos estouros. Os fogos foram a parte preferida de Fabiana Fraga Manuel, 40 anos, professora de Educação Infantil de Cachoeirinha. Ela elogiou a organização do evento.
— Está tudo ótimo. Tenho casa em Torres há sete anos, mas é a primeira vez que passo a virada aqui — ressaltou a professora, que pretende retornar no próximo Réveillon.
A manicure Fernanda Moraes, 35, veio de Osório para o Ano-Novo e fez questão de curtir com os amigos na grade do palco.
— Está magnífico. Difícil destacar uma coisa só. Os shows e os fogos foram maravilhosos — afirmou Fernanda, que deseja, em 2024, ter outro filho e casar.
Balões brilharam
Outro destaque do evento na Capital Brasileira de Balonismo foi o Night Glow, com mais de 10 balões de ar quente — marca registrada de Torres. Os balões iluminaram o local com um espetáculo de som e luzes, em voo cativo (com o cesto preso ao chão), criando um efeito visual com as chamas ao acender o maçarico.
O vendedor José Rodrigo de Abreu, 41 anos, veio de Porto Alegre para passar o Réveillon em Torres, também pela primeira vez. A família chegou às 20h30min para garantir lugar, com cadeiras de praia, para ficar confortável.
— Estou realmente achando muito bom, está superando as expectativas. Percebo que são pessoas que estão a fim de se divertir, com o pensamento já em um 2024 melhor que 2023 — destacou.
O que ele mais gostou no evento foi o respeito entre as pessoas e a sensação de segurança — além da grande estrutura, a festa também foi marcada por reforço no policiamento.
— Desejo a todos muita paz e espero que em 2024 tenhamos o fim dos conflitos e que as pessoas sejam empáticas — acrescentou Abreu.