Com 22 anos de carreira, a dupla pop gaúcha Claus e Vanessa mergulha em suas origens — o clima praiano e a essência vibrante do pop — e apresenta o novo álbum, Natural, gravado em novembro no beach club Feeling Lounge, em Santo Antônio de Lisboa, Santa Catarina. O disco, registrado em tom intimista, já está disponível nas plataformas digitais.
Natural tem nove faixas inéditas, sendo Cachoeira e Te Ver Dançar as músicas de trabalho. A participação especial é do duo Mar Aberto, formado pela carioca Gabriela Luz e o paulistano Thiago Mart. Confira o bate-papo com os músicos Claus Fetter e Vanessa Uflacker, que são casados e pais de Olívia, 10 anos, e Gael, três.
Qual é o tom do audiovisual Natural?
É uma volta à essência, ao nosso natural. Antes, gravamos um álbum (Baile da Dupla), comemorativo aos 20 anos de carreira, voltado ao samba rock, que foi feito junto com o Dudu Nobre e contou com a participação do Xande de Pilares, mas foi algo pontual. Agora, a gente vem com esse novo trabalho, que é esse resgate ao nosso natural. Adoramos quando o Gabriel Elias (cantor e compositor mineiro), que encontramos um pouco antes da gravação (em 17 de novembro), falou: "Escuto vocês desde que comecei minha história na música, vocês são professores, são a primeira dupla 'pop praia' do Brasil". A gente nunca tinha pensado nisso, no "pop praia", mas achamos o máximo e até usando agora nas nossas redes sociais.
Todas as músicas são autorais?
Temos uma regravação, do Henrique Cerqueira, Pensando em Você, que fez muito sucesso na voz da Claudia Leitte e, por muitos anos, esteve no nosso repertório e era uma das mais pedidas nos nossos shows. Resgatamos esse som, falamos com o Henrique, que liberou a gravação pra gente. Ela ficou muito legal no piano e voz. Temos uma parceira, a Laura Lima, cantora gaúcha que mora em Florianópolis. Ela fez as letras de Te Ver Dançar e Cachoeira.
Como foi a parceria com Mar Aberto no disco?
Mar Aberto é uma dupla muito querida. A gente já escutava, já era uma referência para nós. Aí, o Thiago Mart procurou a gente. Ele ouviu um som nosso lá em São Paulo e amou. A gente começou a se falar e surgiu a parceria: Claus fez uma melodia, mandou pro Thiago, que escreveu A Hora e o Lugar, que está linda demais.
Natural foi gravado em Santo Antônio de Lisboa, em Santa Catarina. Como foi feita a escolha do local?
A gente escolheu o local pela vibe. A praia é uma coisa muito forte pra gente, o "pop praia" é uma coisa que remete muito a Claus e Vanessa, as pessoas lembram dos hits, lembram do verão. E a gente queria trazer um lugar que fosse querido pra gente. Como já fazíamos shows nesse lugar, em Santo Antônio de Lisboa, achamos que tinha tudo a ver gravar um trabalho bem intimista, resgatando a essência de Claus e Vanessa, porque o Natural fala lá do início, de Medo de Amar (o grande hit da dupla, que foi tema de Malhação, da Globo, em 2008). As pessoas vão lembrar muito de Medo de Amar nesse novo trabalho.
A Olívia e o Gael, seus filhos, obviamente curtem as músicas de vocês. Eles já entendem que os pais são famosos?
A Olívia entende mais, gosta muito de estar nos shows com a gente. Inclusive, na música Oxalá, o backing vocal é dela. Ela gosta de aula de canto e dança. O Gael é um bebezão, mas ele é muito musical, está sempre cantando. O que ele gosta, canta, o que não gosta, fala também.