Apresentar a cultura gaúcha nas redes sociais é o mote do conteúdo das páginas do O Mundo do CTG. Criado por Juarez Paiva, 32 anos, instrutor de danças tradicionais e coreográfo, o projeto começou em março de 2020, início da pandemia. Para ele, a ideia saiu do papel em um período em que não havia possibilidade de exercer seu trabalho.
— O nome já tinha na minha cabeça, mas era para um evento presencial, não era nada virtual. Liguei para o Giovani Grizotti (jornalista) contando a ideia. Começamos como um programa de música gaúcha, com quadro de culinária e turismo. Os episódios ainda estão no YouTube mas, ao longo do tempo, fomos mudando o conteúdo — conta Juarez.
A mudança do formato aconteceu conforme a interação e interesse do público, percebido por Juarez e Jordana Ercolani, 24 anos, sua parceira.
— O Instagram foi deixando tudo mais dinâmico — diz Jordana.
O Mundo do CTG soma mais de 670 mil seguidores nas plataformas Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.
— Tínhamos as redes, mas era fraco o movimento. No Enart do ano passado mudamos o viés e começamos a trabalhar mais com as danças. Vimos que as danças alcançavam o mundo inteiro. Pessoas de todos os cantos do Brasil e de fora gostam da dança. Cerca de 70% do nosso público não é do Rio Grande do Sul. Foi quando deu o estalo de que o Brasil não conhecia nossas tradições. O público começou a perguntar, tirar dúvidas, interagir muito — conta Juarez.
Produzir todo esse conteúdo em rodeios e festivais ocorre de forma voluntária. Os patrocínios são vinculados, atualmente, ao quadro de culinária que segue nas redes.
Conforme o casal, o vídeo de um peãozinho com cabelo comprido viralizou nas plataformas e chegou a mais de 12 milhões de visualizações. Com esse alcance, eles notaram uma confusão sobre a figura do gaúcho.
— Muitas pessoas confundem o gaúcho com o cowboy. Não conheciam essa parte artística, que envolve dança, declamação, várias modalidades. Começamos a trazer esse lado mais artístico para a página. Também tem essa falta de informação sobre quem é o gaúcho dentro do nosso Estado — comenta Juarez.
Festival de Coreografias é nova aposta
O Mundo do CTG se transformou em uma empresa e passou a produzir eventos. No ano passado, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi realizado o Festival Gaúcho de Coreografias.
— A primeira edição teve mais de 60 grupos participando. É um evento só de coreografias, apresentações de entrada e saída, sem as danças tradicionais — diz o coreógrafo, que atualmente participa do Desafio Farroupilha.
O festival contou com a distribuição de R$ 60 mil de ajuda de custo para os grupos que se deslocaram até o local das apresentações.
Para o ano que vem, segundo Juarez, está sendo elaborado o Dança Rio Grande, que será no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia.
Último episódio do Desafio Farroupilha
O último episódio do reality show de danças tradicionais gaúchas Desafio Farroupilha será exibido no próximo sábado (23), no Jornal do Almoço, pela RBS TV. A coreografia do CTG Giuseppe Garibaldi será apresentada em um tablado montado ao pé do Cristo Protetor de Encantado.
Juarez é um dos idealizadores da coreografia, com Éderson Vergara e Gilmar Caetano Rocha.