O arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Antônio Brustolin, assumirá novas missões dentro da Igreja Católica no Brasil e no Estado. O religioso foi eleito para ser o presidente da Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é responsável pelas 18 circunscrições eclesiásticas no Rio Grande do Sul, e também foi o escolhido para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Ele fica à frente da missão para o quadriênio 2023/2027.
A eleição para as duas funções foi feita em duas votações realizadas nesta terça-feira (25) durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorre até sexta-feira no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Durante a assembleia, o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime, foi eleito para liderar o órgão que congrega o episcopado brasileiro.
Como responsável pela Comissão Bíblico-Catequética, dom Leomar coordenará a missão da Igreja Católica no Brasil em promover a formação cristã no país. É a partir da coordenação do religioso que serão discutidas, por exemplo, como será ministrada a catequese e os estudos e ensinamentos da Bíblia.
— Minha gratidão ao episcopado, que me escolheu para essa presidência. A comissão cuida de um dos desafios que, creio, é um dos maiores para todos nós. Como transmitir a fé às novas gerações? Como está a catequese? Como estão os jovens e crianças em nossas comunidades? Fica uma grade questão, estamos formando discípulos ou adeptos? Estamos sendo, de fato, seguidores de Jesus Cristo? Sei que o trabalho está sendo muito bem feito. Espero poder colaborar com a minha experiência e a minha forma de perceber a realidade e o desafio de iniciar na fé, formar discípulos missionários —afirma.
Antes disso, dom Leomar integrava a Comissão para a Doutrina da Fé desde 2019 e coordena a comissão responsável pelo processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que está em andamento.